Adrian Newey
Automobilismo Fórmula 1

Adrian Newey acredita que a diferença entre as melhores equipes da F1 está diminuindo

O diretor técnico do escritório de corridas da Red Bull, Adrian Newey, afirmou que a difrença entre as melhores equipes no grid da Fórmula 1 atual está diminuindo. Esse fator proporcionaria ‘brigas mais apertadas’ entre a própria Red Bull, considerada a melhor equipe da categoria atualmente, e os outros times que estão buscando se aproximar, em especial, a Ferrari nesta temporada.

Em declarações ao site motorsport.com, Newey foi incisivo e disse que ‘não há dúvidas’ de que as equipes à caça do time austríaco estão evoluindo. Além disso, a própria evolução da Red Bull tem ficado cada vez mais difícil. E por mais estranho que possa parecer, o diretor ressaltou que eles estão mantendo o ‘ritmo de cruzeiro’, com alguns ajustes pontuais.

“As pessoas lamentam que os resultados têm sido dominantes, felizmente para nós, por apenas um time até o momento. Mas, obviamente, isso pode mudar. Definitivamente, está diminuindo [a vantagem da Red Bull]. E quem sabe o que vai acontecer no ano que vem? Um dos nossos rivais pode facilmente nos ultrapassar”, afirmou.

Newey ainda argumentou que essa dominância acontece após mudanças de regulamento. Ele lembrou do período em que ele estava na Mercedes e houve as mudanças de motor em 2014, momento onde foi introduzido os motores híbridos.

“Se você olhar para a história [da Fórmula 1], sempre que existem essas mudanças de regulamento, na maioria das vezes uma equipe entende esse regulamento melhor do que outras. E então, vem um período de dominação. Nós tivemos isso na Mercedes quando houve uma enorme mudança nas unidades de potência em 2014”, explicou.

Mudanças vão se intensificar na visão de Newey

E essas mudanças vão se intensificar, na visão de Adrian Newey. Isso porque o diretor lembrou que talvez essa seja a primeira vez em que teremos uma mudança de motores e chassis ao mesmo tempo.

Isso porque os diretores da Fórmula 1 já estão trabalhando para a mudança de regulamento que irá acontecer na temporada de 2026. Essas mudanças estão sendo finalizadas e irão incluir um sistema de aerodinâmica ativa para ajudar a maximizar a performance das novas unidades de potência turbo-híbridas.

“Nós também tivemos essa grande mudança em 2022 e o grid, provavelmente, está começando a convergir. E eu ficaria espantado se não ocorresse isso e eu não tenho dúvidas que a briga será mais apertada para todo mundo no ano que vem. E nós teremos uma mudança ainda maior, porque, pelo que me lembro, é a primeira vez que as mudanças de motores e chassis acontecem ao mesmo tempo”, finalizou.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *