Conteúdo

(por Diego Dias)

Na agitada rodada de quinta-feira (27) da National Hockey League, o New York Rangers começou de forma intensa e, em quatro minutos, já liderava por gols de Artemi Panarin (que sempre faz vigorar a lei do ex) e Barclay Goodrow. Mas o Columbus Blue Jackets descontou no minuto seguinte com Gustav Nyquist e, também em ritmo forte, chegaram ao empate após Boone Jenner encerrar um power play.

Os Jackets passaram a ter o controle da partida empurrados pelos torcedores e ficaram em vantagem com Sean Kuraly, e novamente Jenner acendendo a lâmpada no segundo período. Os Blueshirts tentaram uma reação em tento de Mika Zibanejad no power play, mas a noite era de Columbus e Kuraly deu números finais já no empty net.

Final: New York Rangers 3 @ 5 Columbus Blue Jackets

Já no duelo entre canadenses, o Vancouver Canucks contou com atuação espetacular de JT Miller para atropelar o Winnipeg Jets em pleno Canada Life Center.

Os Jets até chegaram a empatar com Andrew Copp depois que Miller inaugurou a contagem aproveitando o power play; mas não tiveram chances depois que JT ampliou a vantagem para depois chegar ao hat-trick com um foguete do círculo esquerdo ainda no segundo período. No período final, Miller serviu a Brock Boeser, que arrematou de primeira para anotar o quarto de Vancouver, fechando a conta com Elias Pettersson.

Final: Vancouver Canucks 5 @ 1 Winnipeg Jets

O duelo diante do Vegas Golden Knights foi especial para Aleksander Barkov. O finlandês anotou o gol de número 200 e chegou ao 500º ponto na carreira, e ajudou o Florida Panthers a atropelar Vegas, em Sunrise, e se manter na liderança isolada da divisão do Atlântico.

Apesar disso, quem tirou o primeiro zero foram os Knights, em disparo rente ao ombro do goleiro Spencer Knight (ops) feito por Zach Whitecloud. A resposta dos Panthers só viria no final do período inicial com Barkov puxando contra-ataque em shorthanded, e no início do segundo período com Sam Bennett. Vegas até levou mais perigo ao gol desde então e tentaram a última cartada sacando o goleiro Robin Lehner, mas quem marcou foi Mason Marchment, aproveitando a meta vazia, assim como Bennett 25 segundos depois.

Final: Vegas Golden Knights 1 @ 4 Florida Panthers

Mas o melhor da rodada aconteceu no Bell Centre. Aproveitando o mau momento do Montreal Canadiens, o Anaheim Ducks começou arrasador o duelo ao castigar o goleiro Sam Montembeault com três gols ainda no primeiro período, com Cam Fowler e Troy Terry finalizando power plays e encerrando a noite do goleiro dos Habs.

Cayden Primeau assumiu a meta no segundo período, e os Canadiens diminuíram o prejuízo com Jake Evans, mas aí surgiu o grande momento da noite. Trevor Zegras avançou e, de trás do gol, ergueu o puck com o stick e o colocou por cima do ombro de Primeau. Um golaço, um "Gol Michigan", que elevou o momento do calouro na partida.

Nem o gol de power play anotado por Artturi Lehkonen tirou o ímpeto dos californianos, que restabeleceram a boa vantagem novamente com Zegras em chute da slot. Montreal ainda atenuou o revés no último período com outro tento de Evans e no penalty shot convertido por Laurent Dauphin, mas não houve tempo para o empate.

Final: Anaheim Ducks 5 @ 4 Montreal Canadiens
Destaques da quinta-feira:

Estrelas da rodada: JT Miller (3G, 1A), Boone Jenner (2G, 1A) e Zach Werenski (3A);

Jogo da rodada: Canadiens x Ducks;

Jogada decisiva: Gol de Adam Larsson na prorrogação para a vitória do Kraken;

Sinal vermelho: Habs, derrotados pelo quarto jogo seguido, e Jets, que perderam a sexta consecutiva;

Sinal amarelo: Flames, que depois de duas vitórias por goleada, uma delas sobre os próprios Blues no Canadá, provaram do sabor amargo na revanche em St Louis;

Sinal verde: Lightning, vencedor em seis das últimas sete partidas disputadas.

Outros resultados:

Los Angeles Kings 3 @ 2 New York Islanders;
Carolina Hurricanes 3 @ 2 Ottawa Senators (SO);
Seattle Kraken 2 @ 1 Pittsburgh Penguins (OT);
New Jersey Devils 2 @ 3 Tampa Bay Lightning;
Calgary Flames 1 @ 5 St Louis Blues;
Nashville Predators 2 @ 3 Edmonton Oilers (SO).