Conteúdo

Yotes surpreendem Avs; Hat-trick de Craig Smith em triunfo dos Bruins; Ovie cada vez mais perto de Jágr e mais da quinta-feira da NHL

4 de março de 2022

(Por Diego Dias)

A rodada de quinta-feira (03) da National Hockey League foi especial para Alexander Ovechkin. O capitão do Washington Capitals anotou seu gol de número 763 na carreira, ficando a apenas três de alcançar Jaromír Jágr como o terceiro maior artilheiro de todos os tempos. Ovie marcou em power play, condição onde o russo é mortal, aquele que foi o terceiro gol dos Caps na goleada pra cima do Carolina Hurricanes, encerrando uma série de três revezes da equipe da capital estadunidense.

Àquela altura, Evgenii Kuznetsov já havia inaugurado a contagem finalizando um power play no finalzinho do período inicial e Martin Fehevary ampliara a vantagem aproveitando a visão encoberta do goleiro Frederik Andersen. Mesmo mais atuantes na zona ofensiva, os Canes não conseguiram superar a bela atuação de Vítek Vaněček na meta de Washington, e ainda viram outro russo, Dmitri Orlov, fechar a conta no último minuto.

Final: Carolina Hurricanes 0 @ 4 Washington Capitals


Outro a ter uma ocasião especial na noite foi Duncan Keith, que voltava ao United Center pela primeira vez na condição de adversário depois de atuar por 16 temporadas pelo Chicago Blackhawks e conquistar 3 Stanley Cups. O agora defensor do Edmonton Oilers foi homenageado antes do faceoff inicial, assim como Niklas Hjalmarsson, outro a ter carreira nos Hawks.

As festividades ficaram restritas ao pré-jogo, já que com puck no gelo a disputa foi de alta intensidade. Chicago esteve na frente por três vezes no placar, mas Edmonton buscou o empate em três oportunidades, na última delas em disparo quase sem ângulo de Evander Kane a 50 segundos pro final. Assim, a partida precisou do overtime para definir o vencedor. Foi quando Alex DeBrincat apareceu livre pela esquerda no power play para mandar pras redinhas, sem chances para Mikko Koskinen.

Final: Edmonton Oilers 3 @ 4 Chicago Blackhawks (OT)

 

Já Craig Smith chegou ao seu terceiro hat-trick da carreira ao acender a lâmpada três vezes e ser o grande destaque da boa vitória do Boston Bruins sobre o vegas Golden Knights em plena T-Mobile Arena. Trent Frederic também fez um hat-trick, mas de assistências.

Vegas só apareceu no scoreboard nos instantes finais do 2º período, quando Smith já tinha ido às redinhas em dose dupla ambos após passe de Frederic. Em rápido contrataque, Jack Eichel ficou cara a cara com Jeremy Swayman, que nada pôde fazer. Porém, era noite dos Bruins, que não esmoreceram e encaminharam o resultado no último período. David Pastrňák, também de frente para o goleiro, anotou o terceiro antes de Smith completar o truque da cartola com um belo slapshot do círculo esquerdo.

Jonathan Marchessault tentou dar alguma chance para os Golden Knights também com um slapshot, mas pela direita, diminuindo para 4x2. Mas Pastrňák aproveitou o gol vazio para selar o resultado.

Final: Boston Bruins 5 @ 2 Vegas Golden Knights


O Arizona Coyotes segue num perde-ganha. Depois de ser superado palo Winnipeg Jets em seu último compromisso, a equipe foi a grande surpresa da rodada ao derrotar o Colorado Avalanche, dono da melhor campanha geral e embalados pela série de 4 vitórias consecutivas.

Depois de um 1º período sem emoções, Cale Makar recebeu o disco após um faceoff e achou Devon Toews livre pela esquerda mandar um torpedo rente ao travessão para abrir o placar para Colorado e dar certa justiça para a equipe que buscou mais o gol.

Mas o jogo é jogado, e o gol sofrido fez Arizona se aventurar mais na zona ofensiva. Os dois goleiros passaram a ser mais exigidos, mas Loui Eriksson foi quem se deu bem ao aparecer bem posicionado na crease para pegar um rebote e empatar a partida. No terço derradeiro, os Coyotes aproveiratam a troca de passes na transição para o ataque para virarem a partida em boa jogada de Nick Schmaltz para limpar o goleiro Pavel Francouz e mandar o puck pro fundo da meta. Os Avs até foram para a pressão, mas brilhou a atuação do goleiro Karel Vejmelka, autor de 42 defesas, para segurar o placar.

Final: Colorado Avalanche 1 @ 2 Arizona Coyotes

Destaques da quinta-feira

Estrelas da rodada: Craig Smith (3G), Mike Hoffman (1G, 3A) e Vítek Vaněček (shutout de 36SV).
Jogo da rodada: Blackhawks x Oilers
Jogada decisiva: Gol de Ben Chiarrot no tempo extra para a vitória dos Canadiens.
Sinal vermelho: Flyers, que estão em uma "homestand" de oito partidas e já perderam 5 dos 6 jogos jogados.
Sinal amarelo: Knights, derrotados pela 3ª vez em 4 jogos e ultrapassados por Kings e Oilers.
Sinal verde: Canadiens, com apenas 1 derrota em 7 partidas, e Canucks, que venceram pela 6ª vez em oito jogos.

Outros resultados

Vancouver Canucks 4 @ 3 New York Islanders
Minnesota Wild 5 @ 4 Philadelphia Flyers
Montréal Canadiens 5 @ 4 Calgary Flames (OT)
Ottawa Senators 0 @ 3 Florida Panthers
Pittsburgh Penguins
5 @ 1 Tampa Bay Lightning