Conteúdo

Wimbledon: chave masculina, dia 2 - Nadal, Tsitsipas e Kyrgios avançam com dificuldades; Auger-Aliassime é eliminado

28 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

O dia 2 da chave masculina de Wimbledon trouxe a estreia de Rafael Nadal depois de três anos sem jogar no All-England Club. O espanhol conquistou uma grande vitória na sua estreia, mesmo passando por muitas dificuldades, assim como Stefanos Tsitsipas e Nick Kyrgios. O dia tamém ficou marcado pela eliminação de Felix Auger-Aliassime, número 9 do ranking mundial. 

Nadal fazia um jogo tranquilo contra o argentino Francisco Cerundolo, dominando os pontos e sendo agressivo desde o início, abrindo rapidamente uma vantagem de dois sets na parida. No entanto, Cerundolo reagiu, e venceu o terceiro set com autoridade, dando esperança para o resto da partida. A genialidade de Nadal, porém, apareceu, a o espanhol venceu em quatro sets. (6/4;6/3;3/66/4) 

Tsitsipas também não teve vida fácil em sua estreia em Wimbledon. O jogador, quefechou a sua preparação com um título em Mallorca, vinha em alta, e enfrentou o suíço Alexander Ritschard. Com um primeiro set que durou mais de 1h, o grego número 5 do ranking abriu vantagem, mas viu Ritschard ameaçar uma reação vencendo a terceira parcial. No quarto set, o melhor físico de Tsitsipas pesou, e ele fechou com uma quebra decisiva no último game. (7/6;6/3;7/5;6£) 

O maior problema do dia, no entanto, ficou por conta de Nick Kyrgios. O australiano pegou o britânico Paul Jubb, e o que parecia ser um jogo simples se tornou uma pedreira para Kyrgios, que começou perdendo o primeiro set com direito a muitas reclamações com a árbitra de cadeira.  

Kyrgios recuperaria o seu melhor tênis nos sets seguintes, vencendo dois seguidos para virar a partida, mas, mais uma vez, se viu vencido pela sua mente no quarto set, quando voltou a reclamar muito e deu a chance para Jubb reagir, vencendo o quarto. No quinto e decisivo set, ambos os jogadores pareciam estar no seu melhor, e o australiano acabou vencendo e fechando o jogo em cinco sets. (3/6; 6/1; 7/5; 6/7; 7/5) 

Auger-Aliassime, que também havia feito uma preparação na grama sólida, enfrentava o estadunidense Maxime Cressy, e acabou derrotado. Cressy tinha o saque como sua principal arma, e, apesar de ter conseguido menos aces do que o canadense, foi mais eficiente no primeiro serviço, o que foi decisivo para as vitórias de três sets seguidos após ter perdido o primeiro. Ele completou um dos maiores upsets da chave até agora em mais de 4h. (6/7; 6/4;7/6;7/6)