Conteúdo

Wimbledon: chave masculina, dia 10: Mesmo machucado, Nadal vence Fritz e enfrenta Kyrgios na semifinal

6 de julho de 2022

(por Mattheus Prudente)

As semifinais de Wimbledon terminaram de ser decididas nesta quarta-feira (6) com os últimos jogos das quartas de final sendo realizados. Rafael Nadal superou uma lesão para vencer uma batalha de mais de 4h e se colocar mais uma vez entre os quatro melhores de um Grand Slam, onde enfrentará Nick Kyrgios, que conseguiu esse feito pela primeira vez na carreira. 

Nadal enfrentava o estadunidense Taylor Fritz, seu algoz no começo do ano, e teve que superar muito mais do que o seu rival para continuar na disputa. No final do primeiro set, Nadal começou a sentir uma lesão no abdômen, que prejudicou muito a sua movimentação, e acabou saindo derrotado no primeiro set. 

O problema persistiu durante todo o segundo set, com o espanhol ignorando os pedidos de seu box para abandonar a partida e se poupar para os próximos campeonatos. Ele se aproveitou de um Fritz muito mais errático e venceu o set antes do estadunidense reagir e passar à frente novamente na parcial seguinte. 

Os últimos dois sets do confronto foram batalhas. Várias quebras agitaram o quarto set, com ninguém conseguindo ter a vantagem por muito tempo, mas, no final, Nadal conseguiu se salvar com uma quebra decisiva para levar o jogo para o quinto set. Ambos continuavam com problemas para confirmar os próprios saques, mas, mesmo assim, a partida seria definida no super tiebreak. 

Nadal, então, fez valer a sua experiência nessas situações, e dominou o tiebreak, conquistando os cinco primeiros pontos para abrir grande vantagem. Ele confirmou uma grande vitória, superando o seu próprio corpo, para continuar o sonho de ganhar Wimbledon novamente. 

Seu adversário na semifinal é Kyrgios, que finalmente alcançou a fase dos quatro melhores de um Grand Slam ao bater o chileno Cristian Garín. O australiano até teve problemas no começo de jogo, mas dominou depois disso, passando por cima de Garín, que havia feito uma campanha surpreendente para chegar nessa fase. 

Kyrgios venceria em três sets, tendo menos problemas do que teve na fase anterior, e demonstrou emoção por estar chegando nessa fase depois de tudo que passou nos últimos tempos. Os dois jogos das semifinais acontecem na próxima sexta-feira (8). 

Confira os confrontos das semifinais da chave masculina de Wimbledon: 

Cameron Norrie (#12) x Novak Djokovic (#3) 
Nick Kyrgios (#40) x Rafael Nadal (#4)