Conteúdo

Will Power domina voltas finais e vence GP de Indianapolis;  Grosjean é o segundo

14 de agosto de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

A segunda edição anual do GP misto do traçado interno do Indianapolis Motor Speedway foi marcada pela vitória de Will Power e sua Penske, que após diversas etapas e oportunidades nada bem sucedidas, conseguiu subir no lugar mais alto do pódio. Inclusive, foi a sexta vitória de Will Power no GP de Indianapolis, se transformando no maior vencedor do circuito misto do lendário templo, sendo também seu 40º triunfo na carreira.

Após a largada com Pato O’Ward na pole, a estratégia de correr com pneus mais duradouros e menos rápidos no circuito foi um tiro pela culatra pela Arrow McLaren SP, que viu o mexicano lutar contra os carros com pneus macios e terminar apenas em quinto lugar. 

Quem voou e foi muito consistente – com direito a ultrapassagem por fora em Colton Herta na primeira curva, quando faltavam 15 voltas para o final, foi Romain Grosjean, que ainda conseguiu manter a segunda colocação e ter seu melhor resultado em corrida na categoria até então.  

O líder do campeonato, Alex Palou, viu sua atuação consistente no Top 5 escorrer pelas mãos, quando o carro da Chip Ganassi simplesmente abriu o bico do motor e fundiu, fazendo o espanhol abandonar a prova. Aliás, dia ruim pra Ganassi se falarmos também de Scott Dixon, que chegou apenas em 17º. 

O Top 10 da corrida, além do vencedor Will Power e do segundo colocado Romain Grosjean, teve Colton Herta chegando em 3º, seguido de Alexander Rossi, Pato O’Ward, Jack Harvey, Graham Rahal, Josef Newgarden, Marcus Ericsson e Takuma Sato.

O brasileiro Helio Castroneves ainda não encontrou um bom ritmo com seu Honda Meyer Shank. Com o carro visivelmente desequilibrado e mais pesado, saindo muito de frente nas curvas com menor velocidade, Helinho ainda não encontrou um bom acerto com a equipe para circuitos mistos, sendo apenas o 21º colocado. Helinho, assim como Pietro Fittipaldi e Tony Kanaan, disputarão a próxima etapa da Indy no oval de Gateway. 

Com nove vencedores diferentes em 12 provas realizadas até aqui, o campeonato da IndyCar Series 2021 segue em aberto. Apesar da quebra, Alex Palou ainda é o líder com 415 pontos, seguido de Pato O’Ward com 394, encostando no espanhol. Scott Dixon caiu para terceiro no campeonato com 381 pontos. 

A próxima etapa como dito acima é no oval de Gateway, e acontece já neste próximo sábado, dia 21 de agosto, às 21h, horário de Brasília. 

Faltam apenas quatro provas para o fim da temporada, restando as etapas de Gateway, Portland, Laguna Seca e a grande final em Long Beach, California.