Conteúdo

Virada incrível dos Kings, Vegas vence novamente no shootout, Jets se reabilita, e Penguins embalados; o melhor do domingo na NHL

20 de dezembro de 2021

(por Diego Dias)

Neste domingo (19), o Vegas Golden Knights encerrou seu tour pela "Tri State Area" de Nova York com 100% de aproveitamento. Depois de bater o New Jersey Devils e o New York Rangers, a equipe novamente precisou dos shootouts para passar pelo New York Islanders. Mas tiveram muito trabalho, já que após trocar gols com os Isles, Cal Clutterbuck colocou os nova iorquinos na frente a poucos minutos do fim. Mas depois da revisão da jogada, o tento acabou invalidado por offside, para alívio de Vegas.

Por pouco tempo. A equipe de Long Island manteve a intensidade, e Jean-Gabriel Pageau concluiu após belo passe de Oliver Wahlström, e deixou os Islanders perto do resultado. Foi quando apareceu o poder de decisão de Shea Theodore. Com seis patinadores no gelo, os Knights foram para o tudo ou nada, e Theodore mandou rente ao travessão para forçar o tempo extra e marcar seu segundo na partida. O mesmo Theodore anotaria no shootout, antes de Nicholas Roy fechar a conta e garantir a quinta vitória consecutiva dos Golden Knights.

Quem também manteve a boa fase foi o Pittsburgh Penguins, que abriu distância na luta por um lugar na zona dos playoffs (via Wild Card) tirando proveito do péssimo momento do New Jersey Devils. Os ‘Pens’ logo tomaram as rédeas do confronto com os gols de shorthanded anotados por Teddy Blueger e depois por Danton Heinen, no início do segundo período.

O finlandês Janne Kuokkanen ainda recolocou os Devils no placar ao desviar a trajetória do disco em chute de Ty Smith, mas o jogo físico favorecia Pittsburgh; e Michael Matheson fez o terceiro em foguete que resvalou na trave do goleiro Jon Gillies. Nathan Bastian ainda aproveitou um power play e diminuiu para New Jersey, mas a possível reação não veio.

Diferentemente do Los Angeles Kings, que depois de travar duras batalhas no gelo com o Washington Capitals, viu a equipe da capital levar vantagem no jogo jogado, abrindo 2x0 em tentos de Connor McMichael - em confusão na crease -, e em rebote pego por Justin Schultz em próprio disparo. Mas os angelinos não se abateram, e mesmo em desvantagem numérica, tiveram o oportunismo de Blake Lizotte no breakaway descontar já perto do segundo intervalo.

No último período Christian Wolanin se redimiu da penalidade anterior e achou um espacinho embaixo das pads de Vítek Vaněček, para deixar tudo igual no placar. As duas equipes passaram a jogar em ritmo mais veloz, com os Caps assustando mais. Mas quem acendeu a lâmpada foi Adrian Kempe, que avançou pela esquerda e, mesmo quase perdendo o puck, conseguiu bater Vaněček para a virada dos Kings. Washington ainda pressionou em busca do empate, mas o goleiro Garrett Sparks segurou o bom resultado dos californianos.

Fechando a rodada, o Winnipeg Jets voltou a se encontrar com a vitória depois de três reveses, com grande atuação da dupla Nikolaj Ehlers e Paul Stastny. Após um primeiro período morno, as emoções foram muitas no segundo terço. Ehlers tirou o primeiro zero ao receber a 500ª assistência da carreira de Stastny, disparando de primeira rente ao poste. Vladimir Tarasenko igualou as coisas em toque leve, se antecipando a Connor Hellebuyck antes de Ehlers servir Mark Scheifele, que chutou do círculo esquerdo e devolveu a vantagem aos Jets.

Winnipeg jogava solto, e Stastny - quase sem ângulo - arrematou, e Jordan Binnington aceitou, ampliando a vantagem canadense. O gol esfriou os ânimos dos Blues, que ainda tinham boa posse do disco, mas sem muita objetividade. Até que nos últimos minutos, Binnington isolou o disco e deu o powerplay aos Jets; e mesmo com Niko Mikkola marcando em shorthanded, Stastny, no ataque seguinte, anotou seu segundo na noite e deu números finais à reabilitação dos Jets.

Destaques do domingo

Estrelas da rodada: Nikolaj Ehlers (1g, 3a), Shea Theodore (2g e gol no SO) e Paul Stastny (2g, 1a)

Jogada decisiva: Gol de Theodore forçando o overtime

Jogo da rodada: Islanders x Knights

Sinal vermelho: Devils, que só venceram um nos últimos 11 jogos.

Sinal amarelo: Capitals, que perderam a chance de assumir a liderança da divisão Metropolitana

Sinal verde: Golden Knights, que chegaram no topo da divisão do Pacífico, e Penguins, que chegaram a sete triunfos seguidos.

Todos os resultados:

Vegas Golden Knights 4 @ 3 New York Islanders (SO)
St Louis Blues 2 @ 4 Winnipeg Jets
Pittsburgh Penguins 3 @ 2 New Jersey Devils
Los Angeles Kings 3 @ 2 Washington Capitals