24893072
Automobilismo

Verstappen vence e toma a liderança do campeonato de Hamilton, que chega em sétimo; Red Bull também lidera nos construtores

(por Bruno Braz) Pois é. Chegamos ao GP mais burocrático do ano. Na ida para o grid, a surpresa, com Leclerc tendo problemas no semi-eixo de sua Ferrari, ficando de fora do GP, antes mesmo da largada.Com isso, Max partiu da posição 2 do grid, mas sem nenhum carro à sua frente. Na largada, se defendeu bem do ataque de Bottas e fez a primeira curva em primeiro.Largada limpa, sem maiores problemas, com a volta sendo completada com Verstappen em primeiro, seguido por Bottas, Sainz, Norris, Gasly, Hamilton, Vettel, Pérez, Giovinazzi, Ocon, Stroll, Raikkonen, Ricciardo, Alonso, Russell, Latifi, Tsunoda, Schumacher e Mazepin. E assim foi no primeiro quarto de prova.Lá pela volta 25, as duas Haas já levavam a primeira volta. Além disso, vale destacar o alerta da direção de provas para Norris: parar de ultrapassar os limites de pista, ou seria penalizado. Com isso, ele se juntou a Mazepin, que já tinha recebido esse alerta, ainda na volta 14.Na volta 30, Hamilton foi o primeiro a parar para troca de pneus, surpreendendo à todos, pela opção da Mercedes, de soltá-lo com compostos duros, o que veio a ser padrão para os demais, mas que nós, não entendemos a opção. Quem ficou na pista mais tempo, mesmo com pneus mais desgastados, levou vantagem, tanto que Hamilton perdeu posições para Vettel e Pérez, que ficaram mais tempo na pista, além de não ter conseguido fazer o undercut sobre Gasly. Vale destacar a quantidade de reclamações que Hamilton proferiu no rádio.Na volta seguinte, Bottas entrou para seu pit. Ele vinha em segundo. Aí, a surpresa: a porca do dianteiro direito não saiu. Ficou travada na roda. Coisas raras de se ver na F1, mas que causou o abandono do finlandês, que vinha bem.Nas voltas 34 e 35, Verstappen e Pérez fazem seus pit stops, respectivamente. Para o mexicano, isso representou um salto na classificação da prova, indo direto para quarto lugar.Stroll, que parou para o Pit depois da volta 50, também conseguiu um bom undercut, assumindo o oitavo lugar. Vettel vinha firme em quinto, em sua melhor corrida pela Aston Martin, até o momento.Na volta 52, Norris colocava uma volta em Ricciardo, que viveu um fim de semana para ser esquecido.Faltando 12 voltas, Pérez tenta um ataque sobre Norris, pelo terceiro lugar no pódio, mas que não deu resultado prático.Com 10 para o fim, Hamilton parou, já que não seria alcançado por Stroll, para tentar a volta mais rápida e garantir um ponto extra, coisa que conseguiu, estabelecendo o novo recorde em prova, da pista.Giovinazzi também parte para o ataque final, sobre Ocon, mas sem sucesso, afinal, é Mônaco, e com os carros desse tamanho, ninguém ultrapassa ninguém nessa pista. Foram bem na prova, Vettel, com o quinto lugar, Gasly com o sexto, Ocon com o nono e Giovinazzi com o décimo, conseguindo seu primeiro ponto no campeonato. E o burocrático GP de Mônaco, terminou assim: Verstappen, Sainz, Norris, Pérez, Vettel, Gasly, Hamilton, Stroll, Ocon, com Giovinazzi fechando os 10 primeiros. Raikkonen em décimo primeiro, seguido por Ricciardo, Alonso, Russell, Latifi, Tsunoda e Mazepin.Confira como ficaram as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:Pilotos1- Max Verstappen 105 pontos2- Lewis Hamilton 101 pontos3- Lando Norris 56 pontos4- Valtteri Bottas 47 pontos5- Sergio Pérez 44 pontos6- Charles Leclerc 40 pontos7- Carlos Sainz Jr. 38 pontos8- Daniel Ricciardo 24 pontos9- Pierry Gasly 16 pontos10- Esteban Ocon 12 pontos11- Sebastian Vettel 10 pontos12- Lance Stroll 9 pontos13- Fernando Alonso 5 pontos14- Yuki Tsunoda 2 pontos15- Antonio Giovinazzi 1 ponto Construtores1- Red Bull Racing 149 pontos2- Mercedes 148 pontos3- McLaren 80 pontos4- Ferrari 78 pontos5- Aston Martin 19 pontos6- Alpha Tauri 18 pontos7- Alpine 17 pontos8- Alfa Romeo 1 pontoO campeonato está mais aberto do que nunca.Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *