Conteúdo

Verstappen supera Leclerc no final e vence o GP da Arábia Saudita

27 de março de 2022

(por Mattheus Prudente)

Na segunda etapa da temporada da Fórmula 1, na Arábia Saudita, Max Verstappen conseguiu uma grande vitória, sendo a sua primeira na temporada. Depois de uma infelicidade com Sergio Perez, que acabou perdendo posições durante o safety car, Charles Leclerc liderava a corrida até as voltas finais, quando o holandês conseguiu a ultrapassagem e levou até o final na frente, com menos de um segundo de vantagem. Carlos Sainz chegou em terceiro. 

A largada foi limpa, com Verstappen pulando para conseguir ultrapassar Sainz e tomar a terceira posição. Mais atrás, Zhou Guanyu teve um problema de embreagem e acabou caindo para a última posição, com um toque em Daniel Ricciardo. Lewis Hamilton, que estava largando no final do grid, não conseguiu fazer muita coisa. 

A briga do começo da corrida ficou por conta das duas Alpines, com Fernando Alonso e Esteban Ocon, que batalharam pela sexta posição de forma dura, com várias ultrapassagens de um lado e do outro. No entanto, a equipe pediu para Ocon segurar a posição, e ele acabou sendo ultrapassado por Valtteri Bottas. 

Na volta 16, um safety car veio para a pista quando Nicholas Latifi bateu no muro. Perez, que estava na liderança, parou uma volta antes do acidente, e acabou se dando mal, caindo para a terceira posição, sendo ultrapassado por Leclerc e Verstappen. Hamilton, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg decidiram não parar durante o SC, e se viram entre os dez primeiros. 

O que já era ruim ficou ainda pior para Perez, que teve que devolver a terceira posição para Sainz após ordens dos comissários, que determinaram que ele ultrapassou de forma ilegal durante o SC. Hamilton continuava a escalar o pelotão, e teve uma bela briga com Magnussen, mas o inglês da Mercedes saiu na frente para tomar a sexta posição. 

No topo do grid, Leclerc e Verstappen faziam uma disputa bonita, trocando voltas mais rápidas, mas o piloto da Ferrari parecia começar a abrir vantagem em alguns momentos. Indo para a parte final da corrida, um fato curioso aconteceu, quando Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo tendo problemas e abandonando a corrida. 

Hamilton, que ainda não havia feito paradas, também teve problemas com a equipe, que o chamou para os boxes quando ele já havia passado da entrada. Com o pit lane fechado por conta do safety car virtual, o britânico ficou à deriva na pista. Quando fez sua parada, voltou fora da zona de pontuação. 

Nas dez últimas voltas, uma grande briga pela liderança entre Leclerc e Verstappen se estabeleceu. Primeiro, o holandês conseguiu a ultrapassagem, mas, assim como aconteceu no Barein, Leclerc voltou à frente na zona seguinte de DRS. Depois de algumas voltas de perseguição, Verstappen finalmente conseguiu ultrapassar, e o campeão mundial tomou a liderança. 

Apesar de estar muito próximo nas voltas finais, Leclerc não conseguia se aproveitar por conta do bom carro de reta de Verstappen. Com isso, ele não conseguiu a ultrapassagem, e o holandês conseguu a vitória. 

Confira a classificação final do GP da Arábia Saudita:

1º - Max Verstappen (Red Bull)
2º - Charles Leclerc (Ferrari)
3º - Carlos Sainz (Ferrari)
4º - Sergio Perez (Red Bull)
5º - George Russell (Mercedes)
6º - Esteban Ocon (Alpine)
7º - Lando Norris (McLaren)
8º - Pierre Gasly (AlphaTauri)
9º - Kevin Magnussen (Haas)
10º - Lewis Hamilton (Mercedes)
11º - Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
12º - Nico Hulkenberg (Aston Martin)
13º - Lance Stroll (Aston Martin)
DNF - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
DNF - Fernando Alonso (Alpine)
DNF - Alex Albon (Williams)
DNF - Daniel Ricciardo (McLaren)
DNF - Nicholas Latifi (Williams)
DNS - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)

 

Mick Schumacher ficou de fora da corrida por conta de um grave acidente sofrido na classificação