Conteúdo

Verstappen erra volta final e Hamilton faz a pole position no GP da Arábia Saudita

4 de dezembro de 2021

(por Mattheus Prudente)

A classificação do GP da Arábia Saudita trouxe emoções para a disputa pelo campeonato de pilotos. Lewis Hamilton marcou a pole position com uma ajuda de Max Verstappen, que errou sua volta final, que seria o suficiente para garantir o primeiro tempo. O holandês largará em terceiro, atrás de Valtteri Bottas, que completa a dobradinha da Mercedes. Charles Leclerc, com a sua Ferrari, é o quarto, e Sergio Perez completa o top 5. 

Logo no Q1, o que se viu foi uma disputa pessoal entre a Red Bull e a Mercedes, que começou quando Verstappen fez o melhor tempo e logo foi superado por Hamilton. O holandês retornou para a ponta, mas Bottas, de motor trocado, fez o melhor tempo logo depois. Indo para o final da sessão, Perez ganhou a “batalha” e tomou a ponta. 

Na disputa para passar para o Q2, os dois carros da Alfa Romeo dirigidos por Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen foram muito bem, assim como George Russell, que levou a Williams para a próxima fase novamente. A decepção ficou por parte da Aston Martin, que não passou com Sebastian Vettel e Lance Stroll. Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin completaram os eliminados. 

Apesar de novos problemas de motor no carro de Bottas, o finlandês não parece ter sido afetado por isso, indo bem na primeira tentativa do Q2. Verstappen e Carlos Sainz erraram na mesma curva, com o espanhol quase batendo por conta desse erro. 

A Alpine, que foi tão forte no Catar, não parecia ter o mesmo desempenho, e estavam sendo eliminados no Q2, enquanto Perez, que decepcionou na última corrida, mostrou muita força com os pneus médios, assim como Verstappen. Lando Norris e Sainz precisavam de uma volta rápida, e o inglês conseguiu, enquanto o espanhol da Ferrari mais uma vez cometeu um erro e não conseguiu passar. 

Além de Sainz, Russell, Raikkonen, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo também ficaram fora. 

Todos os olhos estavam em Hamilton quando ele abriu a primeira volta rápida, mas um erro atrapalhou esse tempo e deu a chance de Bottas assumir a ponta. O britânico logo retornou, e se mostrou resiliente ao fazer o primeiro tempo logo depois. 

Em sua primeira tentativa, Verstappen fez o melhor tempo do fim de semana, colocando quase quatro décimos na volta de Hamilton. A disputa pessoal entre os dois continuava, e o britânico superou Max, que ainda tinha a chance de mais uma tentativa antes do tempo acabar. Com um tempo muito bom, que seria o suficiente para a pole, todos pensavam que o holandês largaria na frente, mas um erro na última curva do circuito fez Verstappen colidir com o muro, e a ponta ficou com Hamilton. 

Confira o grid de largada para o GP da Arábia Saudita: 

1º - Lewis Hamilton (Mercedes) 
2º - Valtteri Bottas (Mercedes) 
3º - Max Verstappen (Red Bull) 
4º - Charles Leclerc (Ferrari) 
5º - Sergio Perez (Red Bull) 
6º - Pierre Gasly (AlphaTauri) 
7º - Lando Norris (McLaren) 
8º - Yuki Tsunoda (AlphaTauri) 
9º - Esteban Ocon (Alpine) 
10º - Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) 
11º - Daniel Ricciardo (McLaren) 
12º - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) 
13º - Fernando Alonso (Alpine) 
14º - George Russell (Williams) 
15º - Carlos Sainz (Ferrari) 
16º - Nicholas Latifi (Williams) 
17º - Sebastian Vettel (Aston Martin) 
18º - Lance Stroll (Aston Martin) 
19º - Mick Schumacher (Haas) 
20º - Nikita Mazepin (Haas)