Conteúdo

Verstappen domina e supera Ferraris no treinos livres de sexta-feira no Canadá

17 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

A Fórmula 1 retornou ao Canadá depois de dois anos sem corridas, e teve uma configuração totalmente diferente da última vez. A Red Bull de Max Verstappen foi completamente dominante nos treinos livres, liderando tanto no TL1 quanto no TL2. As Ferraris vieram logo atrás, enquanto SergioPérez teve problemas no TL2, mas andou perto de seu companheiro quando tinha o carro sem problemas. 

Desde o início, o que se via era uma Red Bull claramente mais rápida, com as mudanças nas asas traseiras da Ferrari não fazendo tanta diferença quando se esperava inicialmente. No entanto, tnto Carlos Sainz quanto Charles Leclerc conseguiram boas posições, e não ficaram tão distantes de seus rivais. 

Entre as equipes de meio de tabela, destaque para a Alpine, que, principalmente com Fernando Alonso, mostraram muita força, principalmente na reta. Além deles, a AlphaTauri também foi bem, mas irá sofrer um pouco por conta da punição sofrida por Yuki Tsunoda, que vai largar em último após trocar a unidade de potência. 

As decepções ficaram principalmente por conta da Mercedes e da Alfa Romeo. As flechas de prata tiveram Lewis Hamilton reclamando, afirmando que o carro estava “indirigível”, não tendo um bom desempenho. A Alfa teve problemas com o carro, com Valtteri Bottas não conseguindo ir para a pista no TL2. 

A expectativa do resto do fim de semana é saber a questão climática, já que existe risco de chuva na classificação deste sábado. A chuva não foi um fator nos treinos livres, mas estava dando as caras ao final do TL2. A classificação acontece às 17h, no horário de Brasília.