Conteúdo

Verstappen desbanca Leclerc, faz a pole e larga na frente na Sprint Race em Imola

22 de abril de 2022

(por Mattheus Prudente)

Nesta sexta-feira (22), a Fórmula 1 teve a sua primeira classificação para uma corrida Sprint na temporada, no GP da Emilia Romagna, realizado no icônico circuito de imola. Max Verstappen fez a sua primeira pole da temporada em uma sessão muito congestionada, seguido pelo líder do campeonato Charles Leclerc e a surpreendente McLaren de Lando Norris, que ocupou a terceira posição. 

O Q1 foi com pista seca, apesar dos problemas nas categorias de apoio anteriormente. Logo de início, Alex Albon, herói da Williams na Austrália, teve problemas com os freios, que causaram fogo em seu carro. Ele teve que abandonar a sessão e largará em último na corrida Sprint. 

Albon não era o único que tinha problemas, já que Esteban Ocon parece ter sofrido algum problema na caixa de câmbio, que não permitiu que ele melhorasse sua volta. Os dois carros da Mercedes, que foram muito mal no TL1, sofreram para passar para o Q2, mas conseguiram, jogando ambas as AlphaTauri para a eliminação. Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Nicholas Latifi, Ocon e Albon foram os eliminados. 

No Q2, as coisas já mudaram de figura, com os engenheiros falando que os pilotos tinham apenas uma volta de pista seca antes da chuva chegar, e foi isso que aconteceu. Com Verstappen e Leclerc ocupando as duas primeiras posições, o top 3 não foi fechado pela Ferrari e Carlos Sainz, já que o piloto espanhol sofreu um acidente que causou uma bandeira vermelha na pista e o fim do seu dia. Por sorte, Sainz fez um tempo que já o garantia no top 10. 

Depois disso, a chuva chegou, e o top 10 que foi formado durante o tempo de pista seca se manteve. Esses dez primeiros, no entanto, não contavam com a Mercedes, já que os carros de Lewis Hamilton e George Russell não conseguiram voltar boas o suficiente. Obviamente, nenhum pioto melhorou sua volta, e, além das Mercedes, Mick Schumacher, Zhou Guanyu e Lance Stroll também ficaram no Q2. 

A chuva continuava caindo no começo do Q3, e Verstappen se aproveitou para logo fazer o primeiro tempo, com Norris ao seu lado. Leclerc Kevin Magnussen acabou sofrendo um problema e outra bandeira vermelha foi mostrada na pista, interrompendo a sessão novamente. 

Os pilotos continuavam tendo pouco tempo de pista no Q3, com Leclerc fazendo o suficiente para colocar a sua Ferrari na segunda posição antes de mais uma bandeira vermelha parar o trânsito novamente, dessa vez com um problema com Valtteri Bottas. A McLaren estava numa ótima terceira posição com Norris, enquanto a Haas comemorava o quarto lugar de Magnussen.  

No retorno, Verstappen tentava segurar ao máximo a pole, mas não precisou, já que Norris sofreu um acidente que encerrou a sessão em definitivo, garantindo a pole de Verstappen da Sprint Race. 

Confira o grid de largada da SPrint Race em Imola: 

1º - Max Verstappen (Red Bull) 
2º - Charles Leclerc (Ferrari) 
3º - Lando Norris (McLaren) 
4º - Kevin Magnussen (Haas) 
5º - Fernando Alonso (Alpine) 
6º - Daniel Ricciardo (McLaren) 
7º - Sergio Perez (Red Bull) 
8º - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 
9º - Sebastian Vettel (Aston Martin) 
10º - Carlos Sainz (Ferrari) 
11º - George Russell (Mercedes) 
12º - Mick Schumacher (Haas) 
13º - Lewis Hamilton (Mercedes) 
14º - Zhou Guanyu (Alfa Romeo) 
15º - Lance Stroll (Aston Martin) 
16º - Yuki Tsunoda (AlphaTauri) 
17º - Pierre Gasly (AlphaTauri) 
18º - Nicholas Latifi (Williams) 
19º - Esteban Ocon (Alpine) 
20º - Alex Albon (Williams)