Conteúdo

(por Leonardo Costa)
 

Reduzida para 72 partidas devido a pandemia, a temporada 2020-21 da NBA está entrando em sua parte final após todas as equipes terem disputado mais de 2/3 dos jogos.

Desta forma, resolvemos trazer para vocês um panorama de como anda a corrida pelas vagas de playoffs, levando em consideração que este ano teremos o"'play-in", que cria uma disputa entre as equipes que ficam entre a 7ª e a 10ª posição de cada conferência, para só depois serem conhecidos os 16 classificados para a pós-temporada.

Conferência Leste

No momento em que escrevo esse texto, o Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets dividem a liderança da conferência, enquanto o Milwaukee Bucks se afastou um pouco da disputa, após perder três partidas seguidas. É improvável que uma das três franquias não seja a líder do Leste ao final da temporada regular, da mesma forma que provavelmente ambas terão mando de quadra na primeira rodada dos playoffs.

Abaixo delas a disputa começa a ser pela vaga direta aos playoffs. De momento, Atlanta Hawks, Boston Celtics e Miami Heat ocupam as três vagas restantes e, apesar do equilíbrio da tabela de classificação, são as equipes que mais dispõem de elencos para garantir essas vagas diretas, restando saber apenas quem ficaria com o quarto lugar, que confere vantagem no começo da pós-temporada.

O Charlotte Hornets, apesar de estar empatado com o Heat na disputa pela sexta colocação, deve mesmo jogar o play-in, assim como o New York Knicks, que vem logo a seguir. Assim, teoricamente, restam apenas as duas vagas para o play-in, a qual disputam Indiana Pacers, Chicago Bulls, Toronto Raptors e, sendo bem otimista, Washington Wizards. Já é possível descartar Cleveland Cavaliers, Orlando Magic e Detroit Pistons de qualquer possibilidade de playoffs, por mais que matematicamente seja possível.

Sendo assim, fazendo um trabalho de previsão, os classificados para os playoffs do Leste seriam, em ordem: Nets, 76ers, Bucks, Celtics, Hawks, Heat, Hornets, todos diretamente, enquanto Hornets, Knicks, Bulls e Pacers jogariam os play-in.

Sendo ainda mais audacioso, a projeção para a primeira rodada de playoffs do Leste seria composta por:

Brooklyn Nets x Chicago Bulls

Boston Celtics x Atlanta Hawks

Philadelphia 76ers x Charlotte Hornets

Milwaukee Bucks x Miami Heat