Conteúdo

Uma festa portuguesa com certeza! Darwin Nunez decide e Benfica elimina o Ajax na Holanda

15 de março de 2022

(por Daniel Morales)

"Sou do Benfica, isso me envaidece." O Benfica está nas quartas de final da UEFA Champions League. Após empate no primeiro jogo no Estádio da Luz por 2x2, os encarnados foram como franco atiradores para Amsterdam enfrentar a sensação da atual edição do torneio: o Ajax, do artilheiro Haller. Mas com apoio de seus adeptos, que marcaram presença na Johan Cruyff Arena, o Benfica segurou a pressão holandesa e com gol do atacante uruguaio Darwin Nunez avançou para as quartas de final da competição.

O jogo

A primeira etapa, apesar de total domínio do Ajax, pouco se teve de chances de gol. o Benfica se fechava bem e limitava o time da casa a circular a bola no seu campo ofensivo, mas chegando raramente na meta defendida pelo guarda-redes Vlachodimos. Tadic e Antony pelas pontas, Haller na grande área e Gravenberch pelo meio de campo, eram os nomes que mais levavam perigo pelo lado holandês. Porém a falta de pontaria e o bom jogo do goleiro benfiquista fez com que o zero não saísse do placar.

O Benfica, que por sua vez passou grande parte do primeiro tempo só se defendendo, só chegou minimamente com perigo já no final da primeira etapa, quando teve uma sequência de três escanteios, mas nenhum levando grande perigo ao gol de Onana.

Com uma primeira etapa que chegou a dar sono em certo momento, placar seguiu intacto.

Com ambos os times precisando da vitória para evitar a prorrogação devido não ter mais o gol fora, o Ajax manteve-se em cima e pressionava o Benfica em seu campo de defesa. Mas quem teve a primeira boa oportunidade da etapa final foi o time de Portugal com o belga Vertonghen de cabeça, porém o Ajax respondeu com Antony, também de cabeça e com a redonda raspando a trave de Vlachodimos.

Com o jogo e se aproximando do fim, a partida ficou mais equilibrada. E através de uma falta que Gonçalo Ramos ganhou no grito, veio o gol benfiquista e da classificação. Grimaldo cruzou e Nunez aproveitou que Onana saiu catando borboleta do gol para cabecear a redonda para os fundo das redes. Festa portuguesa em Amsterdam, gol do Benfica!

O Ajax tinha apenas 10 minutos para tentar o empate e partiu com tudo para cima. Mas, como foi em toda peleja, o Benfica se fechou muito bem e não deu nenhuma chance clara de tento para os donos da casa. No último lance da partida, Brain Brobbey ficou na cara de Vlachodimos, finalizou, entretanto o guarda-redes benfiquista operou um milagre apesar de ao final da jogada ter sido marcado o impedimento.

Vitória e classificação heroica do Benfica, que fez uma ótima partida defensiva e foi cirúrgico no ataque para buscar a classificação fora de casa.

Final: Ajax 0x1 Benfica