Conteúdo

UFC on ABC 1: Holloway vs Kattar - O que esperar do primeiro evento do ano?

16 de janeiro de 2021

(por Matheus Morais)

Neste sábado, o UFC fará o primeiro evento de 2021. A organização retorna à “Ilha da Luta”, em Abu Dhabi. O evento será transmitido ao vivo pela ABC (canal de televisão aberta dos Estados Unidos), e será marcado como o primeiro evento de MMA transmitido pelo canal. Como se o evento precisasse de algo a mais, este será o primeiro evento do UFC, após meses de pandemia, que terá um público considerável na plateia. Quase duas mil pessoas compraram ingressos para assistir ao UFC ao vivo neste sábado.
 

Holloway vs Kattar

O card terá como evento principal uma luta muito aguardada na divisão peso-pena. O ex-campeão da divisão Max Holloway (número um no ranking) – considerado por muitos como o maior da história da divisão, acima de José Aldo – enfrentará a estrela em ascensão Calvin Kattar (número seis do ranking). Embora Holloway esteja vindo de duas derrotas seguidas, em sua última luta teve um ótimo desempenho na disputa de cinturão contra o atual campeão Alexander Volkanovski – uma luta que muita gente achou que Holloway venceu. Kattar, por outro lado, vem de duas vitórias consecutivas, incluindo um nocaute incrível contra o perigoso trocador Jeremy Stephens. Os fãs estão muito animados para essa luta, já que é um confronto de dois grandes trocadores – na divisão do UFC dominada por trocadores.

Holloway é um kickboxer que gosta de impor o seu ritmo em seus adversários à medida que a luta se desenrola. Ele provou ser um grande trocador ao vencer outros excelentes “strikers” como José Aldo, Brian Ortega, Anthony Pettis e tantos outros. Mesmo contra o especialista na luta em pé – e muito mais pesado e forte – Dustin Poirier, embora tenha perdido por decisão, Holloway conseguiu aguentar os golpes que levou de seu oponente e voltar forte nos rounds finais. Holloway gosta de usar combinações, ângulos e volume para impor o seu ritmo.

Kattar, por outro lado, é muito mais focado no boxe. Ele tem bons chutes, mas o maior sucesso que teve foi com as mãos. Fez sua estreia no UFC aceitando a luta em cima da hora contra o perigoso Andre Fili, mas, desde aquela luta – que ele venceu – mostrou aos fãs do UFC que era uma promessa. Teve dois reveses em sua carreira no UFC, contra Zabit Magomedsharipov  e Renato  Moicano, mas conseguiu vitórias contra grandes lutadores como Jeremy Stephens, Dan Ige, Ricardo Lamas e tantos outros. Kattar adora usar seu jab – que é um dos melhores da divisão – e seu direto de direita por trás do jab, ao mesmo tempo em que tem ótimos golpes na linha de cintura. Kattar possui um boxe completo.

O confronto de dois grandes trocadores, em um evento principal de cinco rounds, em uma das divisões mais disputadas do UFC, tem todo o potencial de ser uma grande luta. Holloway conseguirá superar o início fulminante de Kattar e dominará nos rounds finais? Kattar será capaz de superar Holloway na luta em pé e impor seu boxe? Essa e outras perguntas serão respondidas amanhã.
 

Carlos Condit vs Matt Brown

Na penúltima luta, temos um confronto entre dois lendários meio-médios: Carlos Condit contra Matt Brown. Esta luta provavelmente deveria ter acontecido alguns anos atrás, mas ainda assim promete ser uma das melhores da noite. São dois trocadores que adoram entrar em uma guerra e ambos são dois grandes nocauteadores.
 

Outras lutas do Card Principal

Ainda no card principal, teremos o retorno do excelente argentino Santiago Ponzinibbio, que enfrentará um dos melhores lutadores da China em Jingliang Li. Esta luta promete ser muito boa em pé, já que ambos são muito agressivos. Também no card principal, Joaquin Buckley – o homem com o nocaute do chute de Mortal Kombat (se você nunca viu, precisa ver agora este nocaute) – tentará obter outro nocaute impressionante enquanto enfrenta o italiano Alessio Di Chirico, que tentará seguir o caminho de seu compatriota, Marvin Vettori. Phil Hawes também está voltando ao octógono após um impressionante nocaute de dezoito segundos em sua estreia no UFC. Ele enfrentará o francês Nassourdine Imavov, que faz sua segunda aparição no UFC, em busca da segunda vitória consecutiva.
 

Brasil no octógono

Haverá dois brasileiros no card. Carlos Felipe tentará sua segunda vitória consecutiva contra o muito perigoso australiano Justin Tafa. Também no card preliminar, a brasileira Vanessa Melo tentará sua primeira vitória no UFC ao enfrentar a canadense Sarah Moras, que também tenta se recuperar após uma derrota contra Sijara Eubanks.

UFC On ABC 1 terá grandes lutas e tem todos os elementos para um grande evento do UFC. Você não pode perder! A Playmaker Brasil, como sempre, trará toda a cobertura do UFC on ABC 1. Fique ligado!

 

UFC Holloway x Kattar
16 de janeiro de 2021, na Ilha da Luta (Abu Dhabi)

CARD PRINCIPAL (17h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Calvin Kattar
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Matt Brown
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Li Jingliang
Peso-médio: Joaquin Buckley x Alessio Di Chirico
Peso-médio: Punahele Soriano x Dusko Todorovic

CARD PRELIMINAR (14h, horário de Brasília):
Peso-médio: Phil Hawes x Nassourdine Imavov
Peso-galo: Wu Yanan x Joselyne Edwards
Peso-médio: Omari Akhmedov x Tom Breese
Peso-pesado: Carlos Boi x Justin Tafa
Peso-meio-médio: David Zawada x Ramazan Emeev
Peso-galo: Sarah Moras x Vanessa Melo
Peso-pena: Jacob Kilburn x Austin Lingo