Conteúdo

Toto Wolff não coloca Mercedes fora da briga pelo título mundial

20 de abril de 2022

(por Mattheus Prudente)

A Mercedes começou a temporada sofrendo com problemas no carro, e, por isso, está longe das principais equipes do grid. No entanto, os oito vezes campeões de construtores já conseguiram dois pódios, e isso anima Toto Wolff para não desistir da briga pelo título mundial, mas alerta que equipe precisa melhorar. 

“Eu acho que estamos no lado contrário do que devíamos estar. Se eu fosse olhar matematicamente, as probabilidades não são boas, mas isso é Fórmula 1, e na Fórmula 1 tudo pode acontecer. Equipes podem abandonar corridas, e se conseguirmos desbloquear o potencial do carro, estaremos de volta no jogo. 

Então existem diferenças nas probabilidades para matemáticos e para quem trabalha dentro da Fórmula 1, mas só se passaram três corridas e não vamos descartar a disputa pelo título. Estamos sete décimos abaixo.” Disse Wolff. 

O começo da temporada da Mercedes tem sido bem diferente dos anos dominantes antes das mudanças nas regulamentações, e muito disso tem a ver com os problemas vividos com o porpoising na equipe, que está fazendo eles perderem desempenho na reta. No entanto, Wolff já afirmou que, mesmo se resolvessem esse problema, o carro ainda não estaria bom o bastante. 

Mesmo assim, a equipe demonstrou uma melhora em seu desempenho no GP da Austrália, onde George Russell conquistou o seu primeiro pódio, e Lewis Hamilton teve sorte para conseguir chegar em terceiro no Barein. Isso coloca a equipe na segunda posição no campeonato de construtores, com Russell também sendo o segundo no campeonato de pilotos. 

Muito disso se dá, no entanto, pelos problemas com a confiabilidade do carro da Red Bull, que já fizeram Max Verstappen abandonar duas das três primeiras corridas. Russell afirmou que “é muito louco” estar em segundo no campeonato apesar de um carro que é consideravelmente pior do que os seus competidores.  

A Mercedes vai tentar melhorar ainda mais seu desempenho no GP da Emilia Romagna, que acontece no fim de semana do dia 22 de abril.