Conteúdo

Tony Kanaan se classifica para o Pole Day da Indy 500. Helinho largará em 27º

21 de maio de 2022

(Por Jefferson Castanheira)

O sábado de qualificação cheio de eventos e tensões definiu os 12 mais rápidos que irão decidir quem largará na pole-position das 500 Milhas de Indianapolis.

Rinus Veekay foi o mais rápido, seguido por Pato O'Ward, Felix Rosenqvist, Alex Palou, Tony Kanaan, Jimmie Johnson, Ed Carpenter, Marcus Ericsson, Romain Grosjean, Scott Dixon, Will Power e Takuma Sato completando os 12 que competirão no Pole Day de amanhã.

Depois dos doze irem à pista, seis avançam ao Fast Six e, aí sim, teremos o grid completo para a Indy 500, definindo do 1º ao 12º.

A classificação foi adiantada em duas horas do programado devido tempestades que ameaçaram a etapa qualificatória. Com isso, algumas equipes tiveram problemas em seus acertos, pois tiveram que lidar com pouco tempo de preparo após o último treino livre deste sábado de manhã.

Assim, os carros foram pra pista, e quase que Colton Herta ficou de fora da principal prova do calendário, pertencente á Tríplice Coroa do automobilismo. O piloto da Andretti Autosport teve problemas com o motor e teve de substituir a unidade de potência às pressas, em vista de que para participar da Indy 500, o piloto precisa completar as quatro voltas que geram a média que computa a ordem de classificação. Correndo contra o tempo, Herta conseguiu ir pra pista com o carro nada perto dos 100% e largará em 25º.

O único “acidente” físico deste sábado foi Takuma Sato beijando o muro em sua sequência de voltas rápidas, mas mesmo acertando o muro, o japonês se classificou pro Pole Day deste domingo em 12º.

Helio Castroneves não conseguiu repetir o bom desempenho do Fast Friday e teve problemas com seu Meyer Shank. Saindo muito de traseira e tendo de corrigir o carro em saídas das curvas acima de 230mph, o tetracampeão da Indy 500 largará apenas em 27º, mas está confiante de que o carro está com um bom acerto para a corrida – que é diferente do acerto para o qualify.

Outro destaque foi para Jimmie Johnson, em vista que o heptacampeão da NASCAR Cup Series está se dando muito bem no oval de Indianapolis, fazendo a sexta melhor média e se classificando para o Pole Day.

Dos doze mais rápidos pra trás, outras posições definidas de destaque foram: Josef Newgarden largando em 14º, Simon Pagenaud em 16º, Alexander Rossi em 20º, logo à frente de Graham Rahal, Scott McLaughlin em 26º e Juan Pablo Montoya em 30º.

Helio, assim como Dixon, é o piloto em atividade com mais poles para a Indy 500 - quatro. Sua última foi em 2010. Nesse tempo, Dixon cravou três poles, assim como Ed Carpenter, que também pode pegar a quarta amanhã, já que ambos estão classificados para o Pole Day.

O tempo que deverá dar a pole-position deve ser a média de velocidade de 233mph alto, podendo passar até de 234mph de média nas quatro voltas.

O Pole Day acontece neste domingo (22), ás 16 horas de Brasília.