Conteúdo

Teddy Atlas não acredita que Kamaru Usman teria sucesso no boxe

28 de dezembro de 2021

(por Rafael Lima)
 

Kamaru Usman provou ser um nocauteador, mas Teddy Atlas não acha que ele se sairia bem em um ringue de boxe.

O campeão meio-médio do UFC, Usman, tem sido imparável no octógono e sua trocação melhorou muito em suas últimas lutas. Usman conseguiu nocautes em três de suas últimas cinco vitórias e sua confiança é tão alta que ele lançou um desafio ao indiscutível campeão de boxe super-médio, Canelo Alvarez.

O lendário treinador de boxe, Teddy Atlas, elogiou Usman (20-1 MMA, 15-0 UFC) por sua habilidade de misturar as artes marciais na jaula, porém, não vê muitas  chances do nigeriano contra Alvarez ou até desafiando um boxeador de nível médio.

“Ele tem um grande poder físico, é muito forte, e não é um mau striker - mas muitos de seus pontos fortes estão no tatame, com seu conhecimento de lá e sua capacidade física”, disse Atlas em entrevista ao The Schmo. “Você o joga lá com um cara de nível B, não. Não quero chatear nenhum fã por aí, mas contanto que as regras sejam estritamente de boxe, não, ele não seria capaz de ter um tremendo sucesso lá.” Disse Atlas.

O ex-campeão dos meio-médios do UFC, Tyron Woodley, era conhecido por seu poder de nocaute ao longo de sua carreira no MMA, mas sua transição para o boxe não foi bem-sucedida. Em duas lutas na categoria contra a estrela do YouTube Jake Paul, Woodley foi derrotado e, em seguida, seriamente nocauteado na revanche.

Por outro lado, o ex-bicampeão do UFC, Conor McGregor, foi capaz de ter um sucesso surpreendente em sua luta de boxe de 2018 contra o invicto Floyd Mayweather e Atlas acha que ele teve um desempenho louvável antes de morrer no gás e ser nocauteado no 10º round.

“Para o crédito de McGregor, ele estava à frente”, disse Atlas. "Eu sei que vocês provavelmente vão engasgar com a torta de nozes que estão comendo agora, mas ele estava na frente depois de quatro rounds. Eu estava lá pela ESPN convocando as lutas, e eu estava lá com o grande Chael Sonnen sentado ao lado do ringue e depois de quatro rounds ele estava à frente - ele sendo McGregor - e há uma razão para isso: porque ele estava usando seu alcance. Ele é canhoto, tem braços longos, é um contra-golpeador e ficava do lado de fora usando seu alcance, usando seu jab. Quatro rounds, ele estava à frente. Mas então, é claro, Mayweather fez o que tinha que fazer em seu reino para derrubá-lo, e ele o fez, e ele o pegou. Mas o que quero dizer é que estilos fazem lutas.” Completou Teddy Atlas enaltecendo McGregor.