Conteúdo

Técnico da Holanda, Louis van Gaal adverte Jurrien Timber sobre transferência do Ajax para o Manchester United

8 de junho de 2022

por João Zarif

A transferência de Jurrien Timber para o Manchester United parece estar em maior perigo do que nunca, depois que o técnico da Holanda, Louis van Gaal, lenda do Ajax, não apoia a transferência. Timber tem sido associado à oportunidade de seguir o ex-técnico Erik ten Hag para Old Trafford, embora nos últimos dias o time da holandês tenha ficado cada vez mais confiante de que o lateral permanecerá com eles. As suas esperanças foram, sem dúvida, reforçadas pelo facto de Van Gaal ter dito ao defensor para permanecer no Ajax.

Falando antes do confronto da Liga das Nações da Holanda com o País de Gales na quarta-feira, Van Gaal disse: “Acho que um jogador com suas qualidades pode jogar na Premier League, então isso não é um problema. A questão é se ele deve dar esse grande passo agora. E se ele não entrar no time titular? Então não é tão inteligente, eu acho. Ele tem que jogar”.

O técnico da Holanda pode desempenhar um papel importante em qualquer decisão que Timber tome neste verão europeu por alguns motivos. A primeira delas é um motivo muito direto: ele é o homem que vai escolher a seleção holandesa para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, que começa em novembro. Ele deixou uma mensagem clara para o zagueiro do Ajax: se ele não estiver jogando no time principal, isso complicará sua convocação, o que certamente é um grande objetivo. Em segundo lugar, Van Gaal está bem ciente das questões políticas e de fundo em Old Trafford, tendo sido treinador do Man Utd de 2014-16. Anteriormente, ele aconselhou Ten Hag a não aceitar o trabalho.

Vale a pena Timber colocar suas esperanças de Copa do Mundo em jogo para se tornar outra vítima dos problemas do Man Utd? Afinal, Van Gaal viu outros jovens talentos holandeses promissores falharem lá. Foi ele, por exemplo, quem levou Memphis Depay para Old Trafford apenas para vê-lo falhar. Um jovem jogador com o mundo a seus pés, Timber tem motivos para ter dúvidas sobre ir ao Man Utd, e é nisso que o Ajax confia para mantê-lo.