Conteúdo

"A Taça Libertadores: obsessão". Atual campeão, o Palmeiras inicia nova jornada com vitória na competição 

21 de abril de 2021

(por Felipe Tostes)
 

O Palmeiras, atual campeão da Conmebol Libertadores, começou a defender seu título diante do Universitario, vice-campeão peruano, em partida válida pelo grupo "A" da competição, diretamente do Estádio Municipal de Lima, no Peru. O alviverde paulista atravessa um momento conturbado, já que vem da perda dos títulos da "Supercopa do Brasil”, para o Flamengo, e da "Recopa Sul-americana”. para o Defensa y Justicia, Abel Ferreira e seu plantel precisavam de um bom resultado. Já o Universitario ficou de 19 de março até 15 de abril sem atuar, devido à casos de Covid-19 no elenco, após a volta das atividades, o time da casa conquistou sua primeira vitória no torneio apertura, diante do San Martín.

A partida começou com a equipe do Palmeiras pressionando o Universitario. O técnico português optou pelo seu time ir a campo com o sistema de três zagueiros, o que não significou uma estratégia defensiva, já que o time adiantava suas linhas e marcava o time peruano logo na saída de bola.

Aos 20 minutos de partida, os brasileiros tiveram um escanteio pelo lado direito, Raphael Veiga cobrou a bola na pequena área, Alan Empereur chegou desviando na primeira trave e Danilo se adiantou ao defensor na segunda trave para desviar a bola para o gol e abrir o placar no Peru.

O verdão seguiu dominando às ações da partida, com um esquema tático favorável para os alas jogarem, faltou um pouco a participação de Marcos Rocha e Victor Luis. Por outro lado, os volantes da equipe se apresentaram muito bem, tanto Patrick de Paula, quanto Danilo, faziam uma boa transição ofensiva. Prova disso, foi que o autor do gol da partida, quase anotou mais um tento em uma grande finalização de fora da área.

Intervalo de jogo: Universitario 0x1 Palmeiras



 

O segundo tempo de partida começou com o Palmeiras ainda no controle. Logo de cara, o zagueiro Luan, conseguiu um lindo lançamento para Rony, que desta vez estava livre na ponta esquerda, o atacante chegou ao fundo e passou para trás, Raphael Veiga chegou leve e solto, dando um lindo tapa para o fundo da rede, ampliando o placar.

Aos 18 minutos de jogo, Alan Empereur, o único jogador do Palmeiras que estava amarelado na partida, levou outro amarelo e foi expulso de jogo. Para piorar, na cobrança de falta, o Universitario levantou a bola na área com Hernan Novick e Enzo Gutierrez diminuiu o placar de cabeça.

O Palmeiras perdeu a concentração, logo na sequência com a sua defesa bagunçada, o time acabou cometendo pênalti, com Danilo colocando a mão na bola. O centroavante Gutierrez se incumbiu da cobrança e, com um chute forte, não deu chances a Weverton, marcando seu segundo gol na partida. 

Mesmo com um jogador a menos, o Palmeiras seguiu com uma posse de bola maior até o final da partida, mostrando a sua superioridade técnica comparada a do adversário. O atual campeão acabou recompensado no final, no último lance, em uma cobrança de escanteio, Gustavo Scarpa levantou a bola na área e o jovem defensor Renan subiu mais alto que todo mundo e tocou de cabeça para o gol, fazendo o terceiro do verdão na partida, garantindo a vitória.

 

Fim de jogo: Universitario 2x3 Palmeiras

 

O Palmeiras acaba conseguindo uma vitória dramática na sua estreia na Libertadores e sai na liderança do grupo A. Um jogo em que por muito tempo esteve tranquilo e nas mãos, quase foi perdido por um vacilo individual que desestabilizou a equipe por um momento. Agora o time de Abel Ferreira volta a jogar pelo Campeonato Paulista já na sexta-feira (23) contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Sua próxima partida na competição sul-americana é na terça-feira (27), quando recebe o Independiente Del Valle, no Allianz Parque. 

Já o Universitario demonstra que será o saco de pancadas do grupo, um time que apresenta um baixo nível técnico e que nem com um jogador a mais foi capaz de criar uma chance de gol em seus domínios. O time peruano volta a campo no domingo (25), quando recebe o Sporting Cristal. Já pela Libertadores da América, o time jogará na próxima quarta-feira (28), contra o Defensa y Justicia, no Estádio Norberto Tomaghello, na Argentina.

 

Outro Resultado do Grupo A:

Independiente Del Valle 1x1 Defensa y Justicia