Conteúdo

Suns dominam Lakers, Heat segue bem coletivamente, Mavs vencem confronto direto e mais; Confira o melhor da terça-feira (21) na NBA

22 de dezembro de 2021

(por Rafael Lima)
 

A rodada de terça-feira da NBA foi marcada por domínios claros em quase todas as partidas. Confira o nosso resumo.
 

Favoritos confirmam favoritismo

O Los Angeles Lakers foi a equipe que mais se movimentou na offseason, tentando formar um plantel que proporcionasse condições a LeBron James de conquistar mais um campeonato. Porém, enfrentando o Phoenix Suns, os Lakers entraram como azarões, mesmo jogando em casa, pois o time do Arizona é um dos melhores da temporada. 

Mesmo com um plantel enfraquecido por lesões e a Covid-19, os Lakers começaram superiores, se aproveitando dos erros de Phoenix, principalmente do perímetro. Só que rapidamente os visitantes se ajustaram e Ayton recolocou os Suns na disputa, dominando o garrafão.

LeBron James era o grande destaque dos anfitriões, que se mantinham na frente no placar, mas na reta final do segundo quarto os Suns se aproveitaram dos problemas de rotação de LA e conseguiram terminar na frente (54-52).

E a evolução de Phoenix não parou por aí. Com uma “run” de 11 a 2 o time do Arizona abriu vantagem e a partir daí foi só catástrofe para LA. Carmelo Anthony foi ejetado, enquanto LeBron torceu o tornozelo. O “King” continuou no jogo, mas não manteve o bom desempenho. Os Suns dominaram o quarto período e fecharam o jogo sem problemas. James foi o cestinha do duelo com 34 pontos, enquanto Devin Booker se destacou pelos vencedores com 24 pontos, 9 rebotes e 7 assistências.

Já o Miami Heat foi ainda mais dominante que os Suns. A equipe de South Beach recebeu o fraco Indiana Pacers e não tomou conhecimento do adversário. Atuando de forma coletiva e muito quente do perímetro, principalmente com Tyler Herro e Duncan Robinson. O duelo iniciou parelho, mas logo o Heat tomou conta com uma defesa firme e as mãos quentes. No primeiro quarto o time da casa abriu 12 pontos.

Daí para frente a vantagem foi aumentando, no meio do segundo quarto chegou a 20 e no final a 23.

Já no segundo tempo o Miami Heat, mesmo rodando bastante o elenco, continuou com uma diferença favorável superior a 20 pontos. Num belo domínio do time. Tyler Herro e Duncan Robinson foram os maiores pontuadores com 26 pontos.

Num jogo fraco tecnicamente, o New York Knicks foi bem superior ao Detroit Pistons. A equipe de NY foi superior em todos os quesitos e não sofreu por momento algum durante o duelo. Os destaques de New York passaram dos 20 pontos anotados, com Evan Fournier (22), Julius Randle (21) e Kemba Walker (21) combinaram para 64 tentos. 
 

Duelos entre times próximos na tabela tiveram superioridade dos anfitriões 

O Portland Trail Blazers vem tendo diversos problemas na temporada e, mesmo com Damian Lillard no auge, o time não teve ajuda do banco e falhou bastante na defesa, além de ter um ataque bastante manjado. Dessa forma os visitantes acabaram sucumbindo a solidez dos Pelicans no quarto período. Seis jogadores dos anfitriões anotaram 10 pontos ou mais. Nickeil Alexander-Walker anotou 27 pontos, enquanto Brandon Ingram fez 28 tentos, sendo o cestinha do time na partida. Já Portland teve em Lillard a única "andorinha fazendo verão” com 39 pontos.

Numa partida que valia uma posição direta na tabela, Minnesota Timberwolves e Dallas Mavericks fizeram um primeiro quarto bastante disputado, porém, os Mavs, mesmo sem Doncic e Porzingis, conseguiram se impor defensivamente e, mesmo sofrendo com a boa fase de Karl-Anthony Towns, tomaram conta do jogo após o segundo período para derrotarem o adversário de forma até tranquila em casa. Se Towns foi eficiente com 26 pontos e 14 rebotes pelos perdedores, Jalen Brunson chamou a responsabilidade e anotou 28 tentos por Dallas.
 

Destaques do dia

Cestinha: Damian Lillard com 39 pontos.

Melhor jogador: Devin Booker (24pts, 9reb e 7ast)

Jogada decisiva: Rebote de Valanciunas seguido de cesta para sacramentar a vitória dos Pelicans

Melhor atuação coletiva: Miami Heat

Pegou o elevador: Miami Heat, que mesmo desfalcado já está em quarto no leste

Sinal amarelo: Los Angeles Lakers, que não consegue emplacar uma boa seqüência de vitórias

Sinal vermelho: Indiana Pacers, que está atuando muito abaixo de suas capacidades.

Sinal verde: Phoenix Suns, um dos dois melhores times da NBA.

Menções honrosas: 

Jogador - Jalen Brunson, que teve dia de franchise player.

Time - Dallas Mavericks, que mesmo sem seus principais jogadores teve vitória pra lá de importante.
 

Confira os resultados desta terça-feira (21):

Indiana Pacers 96-125 Miami Heat

Detroit Pistons 91-105 New York Knicks

Portland Trail Blazers 97-111 New Orleans Pelicans

Minnesota Timberwolves 102-114 Dallas Mavericks

Phoenix Suns 108-90 Los Angeles Lakers.