Conteúdo

Skinner dá show em vitória dos Sabres; Sens surpreendem Caps; Avs atropelam no Texas e mais do domingo de NHL

14 de fevereiro de 2022

(Por Diego Dias)

Na rodada deste domingo (13) da National Hockey League, os times visitantes se deram bem nas quatro partidas em horário de "matinê" em virtude do Super Bowl.

Um dos visitantes indigestos foi o Ottawa Senators, que protagonizou a surpresa da rodada ao golear o Washington Capitals, no confronto das capitais estadunidense e canadense, graças ao belo 1º período jogado. Foram dois gols no terço inicial, anotados por Alex Formenton com a equipe em shorthanded, e por Adam Gaudette tocando na saída do goleiro Ilya Samsonov.

Formenton ainda cometeu penalidade nos segundos finais, o que recolocou Washington no jogo com o power play encerrado no primeiro minuto do 2º período por Nicklas Bäckström. Foi quando brilhou o goleiro Anton Forsberg, que evitou a virada dos Capitals com boas intervenções. Já nos últimos instantes, Josh Brown disparou e Samsonov deu rebote para Matthew Tkachuk anotar o terceiro de Ottawa e dar certo alívio aos canadenses. No período final, os Caps sufocaram, mas quem acendeu a lâmpada foi Connor Brown, definindo o resultado.

Final: Ottawa Senators 4 @ 1 Washington Capitals


Outro a golear em território hostil foi o Colorado Avalanche, em duelo divisional com o Dallas Stars. Mesmo em Big D, foram os Avs que dominaram a partida nas três zonas do rink.

Gabriel Landeskog desviou arremate de Nathan MacKinnon para abrir a contagem com 5 minutos de jogo enquanto Nazem Kadri ampliou completando belo passe de Cale Makar de trás do gol. A equipe controlou a partida apesar das investidas ofensivas dos Stars na 2º etapa, que entretanto acabavam nas luvas de Darcy Kuemper. Assim, Colorado liquidou a fatura no último período em torpedo de Nicolas Aube-Kubel da zona neutra sem chances para Braden Holtby, com Landeskog fechando contagem já no empty net.

Final: Colorado Avalanche 4 @ 0 Dallas Stars


No duelo entre duas equipes da divisão Metropolitana, Pittsburgh Penguins e New Jersey Devils fizeram partida parelha apesar de estarem em lados opostos na classificação. O placar só foi movimentado a partir do 2º período, quando Jack Hughes teve tempo e espaço suficientes para executar a jogada e deixar os Devils na liderança até Mike Matheson igualar poucos minutos depois.

Foi então que New Jersey cometeu penalidade por too many men, deixando os Penguins com o power play. Os Devils até mataram a penalidade logo nos primeiros segundos do último período, mas na sequência Kris Letang disparou e, na slot congestionada, Brian Rust com um tapinha anotou o gol da virada dos Pens.

Nico Hischier voltou a deixar tudo igual dois minutos depois e os Devils se animaram, mas tiveram um deslize do goleiro Jon Gillies, que soltou o puck no patim de Brian Boyle. O veterano forward não desperdiçou e restabeleceu a liderança de Pittsburgh, sacramentada no empty net em chute de Jake Guentzel.

Final: Pittsburgh Penguins 4 @ 2 New Jersey Devils


Mas o show do dia ficou por conta de Jeff Skinner. O artilheiro marcou 4 gols e comandou a virada do Buffalo Sabres sobre o Montréal Canadiens, em confronto entre duas das piores equipes da liga.

Skinner ainda deu o passe para Tage Thompson anotar em power play aquele que seria o gol de empate de Buffalo no 2º período. Antes, ele já havia acendido a lâmpada em dose dupla, separados pelo gol de Mike Hoffman no one-timer. Os Habs até viraram o jogo em questão de minutos com Jeff Petry e Joel Armia, mas não mataram a penalidade no tento de Thompson nos minutos finais.

No terço final, Montréal perdeu o disco na zona neutra. Skinner então o pegou e avançou para a slot para completar o sexto hat-trick de sua carreira e revirar o jogo para os Sabres. As equipes trocaram boas chances de gol, mas quem teve sucesso foi outra vez Skinner, que de backhand venceu Sam Montebeault e garantiu a reabilitação de Buffalo depois de 3 revezes.

Final: Buffalo Sabres 5 @ 3 Montréal Canadiens

Destaques do domingo

Estrelas da rodada: Jeff Skinner (4G, 1A), Darcy Kuemper (shutout de 23SV) e Alex Tuch (3A).
Jogo da rodada: Canadiens x Sabres
Jogada decisiva: gol de Brian Boyle desempatando para os Penguins no 3º período.
Sinal vermelho: Capitals, que perderam a terceira em 5 jogos em fevereiro e perdem terreno na divisão Metropolitana.
Sinal amarelo: Stars, que encerraram a "homestand" de 6 partidas com três derrotas.
Sinal verde: Penguins, que depois de perderem 4 consecutivas, acumulam três triunfos seguidos.