20210416 f1 emiliaromagna lewishamilton 01 mercedes scaled
Automobilismo

Sir Lewis Hamilton e sua pole 99!

(por Fernando Cataldo) Após as três sessões de treinos livres onde poucas coisas puderam ser antecipadas, como a melhora da Mercedes em relação a sua força no Bahrein e a velocidade fácil que Max consegue em ritmo de classificação, chegamos ao treino oficial de sábado para a definição do grid de largada.A primeira parte do treino começou sem muita afobação, mas logo no início, quando apenas poucos carros haviam marcado tempo, Tsunoda deixou a marca de sua Alpha Tauri no muro na saída da Variante Alta, destruindo toda a traseira de seu carro. Os danos foram grandes e, provavelmente, cancelaram os planos de baladas de seus mecânicos para a madrugada.Após pouco mais de 10 minutos de paralização por bandeira vermelha, o Q1 voltou a ação e os pilotos foram a pista para marcar seus tempos. De surpresa, apenas o fato de Mazepin não destruir seu carro. Mas, saiu da pista.Os eliminados no Q1 foram Tsunoda (devido a sua batida), Mazepin (com o carro inteiro), Schumacher, Giovinazzi e Raikkonen. A força que a Alfa Romeo mostrou no Bahrein parece não estar tão forte assim em Imola. Giovinazzi reclamou bastante de Mazepin por possivelmente ter atrapalhado sua última volta rápida. Alguma surpresa?Do outro lado da tabela, tivemos Bottas, Hamilton, Norris, Verstappen e Ocon nas cinco primeiras posições. Um belo tempo do piloto francês com a Alpine que não veio com muita esperança pra esse final de semana. E Norris, mantendo a evolução que teve entre as sessões de sexta-feira com o 4° melhor tempo.Na sequência do Q2, pudemos observar as estratégias para domingo com a definição dos pneus de largada dos 10 primeiros colocados.O trio de ferro HAM-BOT-VER saiu para a primeira volta rápida de pneus amarelos. Mostrando que provavelmente farão uma parada apenas. Mais importante do que isso, mostra que os três estão próximos e que teremos mais uma corrida decidida nos detalhes.No meio da sessão, Lando Norris encaixou uma bela volta de pneus macios e que até o momento o garantiram na P1. A surpresa de todos foi na questão dos limites de pista. Algo que pela segunda semana seguida, fica em aberto com várias margens para interpretação. Com zebras mais largas, os pilotos tentam usar o máximo que podem para melhorar seus tempos. A confusão fica para nós.O Q2 teve uma nova eliminação de Vettel, o que coloca um placar de 2-0 na disputa interna da Aston Martin. O que acontece com Vettel? Algo que me pergunto desde o ano passado e, até hoje, não consigo expor em palavras o que pode estar acontecendo. Aposentadoria está mais próxima do que imaginamos e talvez mais atrasada do que deveria. Pérez avançando ao Q3 com a P1 e Norris P2Em contrapartida, Sérgio Pérez faz uma excelente volta ao final do Q2 e avança de fase com o melhor tempo, superando Lando Norris que garantia a posição até os últimos segundos do Q2. O mexicano vem forte para este final de semana e pode começar agora uma bela temporada de estreia na Red Bull.Os eliminados no Q2 foram Alonso, Latifi, Vettel, Russel e Sainz. Talvez o espanhol Sainz seja a maior surpresa nas eliminações neste Q2, pois não estava mal até o momento do final de semana. Irá largar em 11° lugar e poderá escolher sua estratégia de maneira mais flexível e de pneus novos, pois não tem obrigação de largar com os pneus do Q2.Além de Sérgio Pérez em P1 e Norris na P2, completam a lista de classificados para a última parte do treino Leclerc, Hamilton e Max nas cinco primeiras posições. Bottas foi o sexto, começando a deixar claro que Hamilton estará sozinho na luta de domingo contra as Red Bulls.Sim, meus amigos! As duas Williams chegaram ao Q2! Isso afasta a equipe da Haas que é oficialmente o pior time do grid. Parabéns aos envolvidos. Hamilton 99 vezes saindo na frenteComeçou o Q3 e ninguém quis perder tempo. Impulsionado pela ótima volta que fez no Q2, Norris foi o primeiro a ir pra pista. Com todos os pilotos de pneus macios, após a primeira rodada de voltas rápidas, as três primeiras posições seguiram sem muita surpresa com Hamilton, Verstappen e Perez. E Bottas? Bom, Bottas ficou apenas em sexto mostrando o que todos nós já sabemos. Sobra carro, falta piloto.Destaque nesse início de Q3 foi o quão próximo estava Pérez de Verstappen. Algo que não foi visto ainda neste final de semana, na etapa inaugural e nem mesmo nos testes de pré-temporada. O mexicano começa a domar o touro da Red Bull.Na parte final do Q3, com todos os pilotos indo para o tudo ou nada, Hamilton não conseguiu melhorar sua volta, o que criou expectativa de que Max poderia mais uma vez largar na pole. Mas, a volta excelente de Lewis na primeira parte do Q3 foi o suficiente para garantir sua pole position de número 99 e que o deixa como favorito para a vitória de amanhã em uma pista que as ultrapassagens são restritas a poucos pontos. A corrida será ótima, pois logo atrás, e tão rápidas quanto Lewis, estão as duas Red Bulls.Sergio Pérez se superou neste Q3 e largará na segunda posição. Tirou o posto de Max em sua última tentativa, onde ficou a menos de um décimo de Lewis e também a menos de um décimo na frente de Max.Lando Norris largaria em segundo lugar, porém, teve sua volta deletada por limites de pista. Novamente os limites de pista entram em pauta. Esperamos que isso não defina a corrida de amanhã, como aconteceu no Bahrein.Bottas larga em oitavo. Nada a declarar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *