Conteúdo

Show em Long Beach! Newgarden conta com a sorte, segura Grosjean e vence pela Fórmula Indy

10 de abril de 2022

(por Jefferson Castanheira)
 

Um espetáculo nas ruas da cidade de Long Beach, California. A terceira etapa da Fórmula Indy em 2022 foi repleta de reviravoltas e ultrapassagens, resultando em uma das melhores corridas no lendário traçado da categoria. E, apesar de todas as surpresas, foi a terceira vitória da Penske em três corridas no ano, só que dessa vez não foi um triunfo de Scott McLaughlin, e sim de Josef Newgarden, que nas voltas finais segurou Romain Grosjean e Alex Palou e, mesmo estando em condições piores para a disputa, contou com uma bandeira amarela de Takuma Sato acertando o muro, para fazer a corrida terminar durante a volta de segurança, protegendo a conquista de Newgarden.

O pole-position Colton Herta não teve sorte e errou ainda por cima, acertando o muro faltando 30 voltas para o fim. Outros acidentes ainda foram causados por Dalton Kellett, que abriu as sessões de bandeiras amarelas logo de cara, com 7 voltas completada, e em seguida o canadense Devlin DeFrancesco, provando ser muito pior do que um Paul Tracy e cometendo barbeiragens horripilantes mais uma vez na pista, causando bandeira amarela na volta 39. Marcus Ericsson, Simon Pagenaud, David Malukas e Jimmie Johnson também causaram bandeiras amarelas

A estratégia dos Pits foi completamente crucial para a vitória de Newgarden e o fracasso das Andretti's e McLarens, que estiveram na luta pela vitória com Pato O'Ward e Alexander Rossi, por exemplo. Mas foi na pista que Romain Grosjean manteve uma ótima consistência e chegou em segundo lugar, no seu terceiro pódio na categoria. O atual campeão, Alex Palou, chegou em terceiro, seguido por Will Power e o mexicano Pato O'Ward. Scott Dixon terminou em sexto, logo a frente de Graham Rahal, Alexander Rossi e o brasileiro Helio Castroneves chegando em nono, em boa prova de recuperação. Kyle Kirkwood completou o Top-10.

O até então líder do campeonato, Scott McLaughlin, foi apenas o 14º, e com isso, agora fica atrás do vencedor da prova, Josef Newgarden, na classificação geral de pontos .

A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 1º de Maio, direto do Honda Indy Grand Prix of Alabama, no autódromo de Barber.