gil de ferran comemora sua unica vitoria nas tradicionais 500 milhas de indianapolis em 2003 mais uma conquista de seus tempos na penske
Automobilismo

Série Brasil na Indy 500 – Gil de Ferran é, para muitos, o melhor brasileiro pós Senna

(por Jefferson Castanheira)Gil de Ferran. Um nome forte e significativo para o automobilismo brasileiro. Nascido na França, se mudou para o Brasil com 4 anos de idade e tem a dupla nacionalidade, mas é de uma essência brasileira completamente notável. Um piloto técnico, muito rápido e com pouquíssima margem de erro, Gil encantou o mundo. Campeão da F3 em 1992, foi pra Fórmula 3000 nos anos seguintes. Não conseguindo uma vaga pra Fórmula 1 por falta de patrocínio, decidindo ir para os EUA.E talvez tenha sido a melhor decisão da carreira de Gil de Ferran. O brasileiro chegou na Indy em 1995 e, logo na primeira temporada, venceu o GP de Laguna Seca pela ainda fraca equipe Jim Hall. Na temporada seguinte, ainda no mesmo time, venceu em Cleveland, indo para a antiga Walker e ficando lá por 4 temporadas, sendo vice da Indy em 1997.Veio a era de Ouro de Gil. Assinando com a Penske por três temporadas, Gil de Ferran colecionou vitórias na CART e foi campeão de forma espetacular dois anos consecutivos, levando as temporadas de 2000 e 2001, deixando para trás nomes lendários como Adrian Fernandez, Kenny Brack, Paul Tracy, Jimmy Vasser, Michael Andretti, Dario Franchitti e Alex Zanardi. Em 2002, com a migração da Penske de CART para a IRL, disputou até a última prova o título do campeonato, que ficou com Sam Hornish Jr com Helio Castroneves, seu companheiro de equipe na Penske, com o vice.Veio 2003. A 87ª edição das 500 milhas de Indianapolis chegou e já vinha com um retrospecto muito favorável para o Brasil e, claro, para de Ferran: Helio Castroneves havia vencido as duas últimas edições, e a Penske era sem dúvida o carro a ser batido pela vitória daquela edição. Gil largou apenas na quarta fila, tomou a ponta que era de Helio Castroneves faltando 31 voltas para o final (Helinho tentava ser o primeiro piloto da história a vencer três vezes consecutivas a prova) e duelou até a linha de chegada com o compatriota.Com George Bush e Bill Clinton na arquibancada, os EUA e o autódromo viu algo antes inimaginável: O Brasil fez o pódio de Indianapolis naquela edição, com Gil de Ferran em primeiro, Helio Castroneves em segundo e Tony Kanaan em terceiro, sendo que essa edição foi marcada por ser a última prova e a aposentadoria de Michael Andretti.Gil venceu em 2003 e se aposentou. Foi para a F1 e chefiou a equipe BAR antes de ser comprada pela Brawn GP – hoje Mercedes. O brasileiro atualmente trabalha na Mclaren, sendo um dos grandes responsáveis pela recuperação da equipe na categoria.Gil de Ferran foi pra muitos o melhor piloto pós Ayrton Senna, falecido em 1994. Dono de um arrojo característico, com muito risco calculado e uma técnica absurda, não é nenhuma falácia colocar ele nesse patamar. Gil de Ferran não correu na Fórmula 1, e nós sabemos hoje que o azar foi todo dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *