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Automobilismo

Sérgio Perez conta com a sorte e ótima estratégia para vencer o GP de Mônaco

(Por Rafael Lima)Chegou o domingo de Formula 1 no principado de Mônaco, histórica e glamorizada corrida, que eternizou Ayrton Senna como uma lenda, com seis vitórias no circuito mais desafiador do calendário, e já nos reservou muitas surpresas, como a vitória de Olivier Panis em 1996.Nesta temporada, existia a chance real de após 92 anos um monegasco vencer o lendário grande prêmio, pois Charles Leclerc fez a pole e tem um carro que finalmente poderia lhe dar a vitória. O nome do único vencedor em casa do GP foi Louis Chiron, em 1931.O GP de Monaco começou com muita ação e reviravoltas por parte da direção de prova. Diferente do clima de todo o final de semana, a chuva veio antes da largada e causou o atraso de 16 minutos e a largada acabou por ser atrás do safety car. Todos os carros foram recomendados a sair em pneus de chuva, a opção dos intermediários foi descartada pelo aviso da direção de provas nas notificações ao longo dos minutos de atraso.Quando os carros saíram para a volta de formação de grid, a chuva decidiu apertar e, apesar de uma segunda volta de apresentação, a direção de prova decidiu que a melhor decisão seria a bandeira vermelha.Depois de mais de uma hora os pilotos foram autorizados a voltar para a pista atrás do safety car, todos obrigatoriamente com pneus de chuva. Logo de cara Latifi e Stroll tiveram pequenos incidentes, foram para os boxes e geraram bandeira amarela.Depois da bandeira verde, já vimos pilotos como Gasly e Stroll com pneus intermediários, mas a pista ainda estava bem molhada. Leclerc virava as voltas mais rápidas e aos poucos ia abrindo vantagem em relação a Carlos Sainz, com as posições sendo inalteradas. Os tempos iam caindo e na volta 12 os carros viravam 2 segundos a menos que no início. A primeira ultrapassagem da prova foi de Gasly em Zhou, mostrando que apesar das dificuldades é possível passar em Mônaco. Logo depois o francês ultrapassou Ricciardo também. Gasly era o mais rápido da pista. Os times começaram a chamar seus carros para os boxes para colocar pneus intermediários. Após as paradas, com o mal trabalho da Ferrari em relação a Leclerc, as primeiras posições ficaram com Pérez em primeiro (grande trabalho estratégico da Red Bull), seguido por Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell, Norris, Alonso, Hamilton, Ocon e Stroll, fechando os 10 primeiros. Sainz errou e Pérez abriu ainda mais vantagem. Só que falando em erros, Mick Schumacher bateu muito forte, com seu carro partindo ao meio, mas pela grande segurança de um carro atual de fórmula 1, o alemão saiu andando numa boa. O Safety car voltava à pista. E, logo depois, a bandeira vermelha.Durante a paralisação, a TV mostrava Verstappen cruzando a linha amarela do pit lane, porém, o campeão ainda não havia sido notificado. Além disso, foi informado que a corrida retornaria com largada em movimento.Com a retomada das atividades, começou uma verdadeira procissão. Os pilotos bem próximos e nada de ultrapassagens. Com as paralisações, o GP seria decidido por tempo. E, desta forma as primeiras posições permaneceram inalteradas até o fim. Sérgio Perez, conquistou a vitória seguido por Sainz e Verstappen, completando o pódio. O frustrado Leclerc teve que se contentar com a quarta posição, seguido por Russell, Norris, Alonso, Hamilton, Ocon e Bottas, fechando a zona de pontuação.Com o resultado, Perez encostou em Leclerc na briga pela segunda colocação no mundial de pilotos e Max Verstappen ganhou mais um pouco de folga na liderança.

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