Conteúdo

Sem Salah, mas com a presença de Mané e outras estrelas, confira a seleção da Copa Africana de Nações

7 de fevereiro de 2022

(Por Leonardo Costa)

 

Após bater na trave na última edição, Senegal enfim soltou o grito de campeão continental ao vencer o Egito nas penalidades e faturar o título da Copa Africana de Nações. Com uma campanha de altos e baixos, os senegaleses dominaram a escalação ideal da competição, com quatro nomes, dentre eles Sadio Mané.

A seleção dos melhores jogadores da Copa Africana de Nações é baseada nas notas dadas aos jogadores ao longo da competição pelo site especializado SofaScore. Ao todo, Senegal contou com quatro atletas, enquanto que o vice-campeão Egito teve apenas um nome, e não foi Mohamed Salah. Jogadores do Marrocos, Costa do Marfim, Gabão e Camarões fecham a lista.

Confira a seleção ideal da Copa Africana de Nações:

G - Gabaski (8,18) - Egito

L - Hakimi (7,62) - Marrocos

Z - Koulibaly (7,40) - Senegal

Z - Diallo (7,20) - Senegal

L - Ciss (7,30) - Senegal

M - Sangaré (7,35) - Costa do Marfim

M - Kanga (7,38) - Gabão

M - Pépé (8,00) - Costa do Marfim

A - Mané (7,43) - Senegal

A - Toko Ekambi (7,27) - Camarões

A - Aboubakar (7,81) - Camarões

Mané foi o grande nome ofensivo dos campeões, enquanto que Koulibaly, Diallo e Ciss representam a forte defesa de Senegal, que levou apenas dois gols em sete jogos na competição. Já o goleiro Gabaski viveu um conto de fadas, entrando no decorrer da disputa para se tornar o destaque do Egito, sobretudo na semifinal contra Camarões.

Donos da casa, Camarões emplacou dois atacantes, Aboubakar e Toko Ekambi, que foram os maiores artilheiros da CAN, com 8 e 5 gols, respectivamente. Hakimi entrou pela direita pelo pacote completo, de um jogador que ataca como pouco, com destaque para o belo gol de falta nas oitavas contra Malawi.

Por fim, Pépé e Sangaré foram os representantes de Costa do Marfim na lista, destaques de uma seleção que caiu para o Egito nas oitavas, enquanto que Kanga, de Gabão, é a grande surpresa da lista.