Conteúdo

Scott McLaughlin brilha e conquista vitória sensacional em St. Petersburg

27 de fevereiro de 2022

(por Jefferson Castanheira)

Foi a corrida que todos nós estávamos com saudade. A primeira etapa da temporada 2022 da Fórmula Indy, em St. Pete, foi repleta de ultrapassagens, trocas de liderança, disputa até o fim pela vitória e todo o equilíbrio já conhecido da categoria, que teve o também pole-position Scott McLaughlin vencendo de maneira apoteótica, defendendo-se de Alex Palou e de Will Power, que chegaram em segundo e terceiro, respectivamente, completando o pódio.

A etapa foi marcada por muitas ultrapassagens e muitas diferenças de estratégia, e também muito definida nos pits. Exemplo foi a corrida de Colton Herta, que apontava como um dos favoritos para a vitória, mas com um erro da equipe em sua parada, o sucesso do jovem piloto dos EUA foi por água abaixo, fazendo-o chegar em quarto lugar. Romain Grosjean teve atuação sólida e chegou em 5º. Rinus Veekay vinha muito bem na prova, mas seu carro passou a apresentar problemas e terminou em sexto. Rahal, Dixon, Ericsson e Takuma Sato fecharam os dez primeiros.

Helio Castroneves subiu apenas cinco posições de sua posição de largada, chegando em 12º. O brasileiro teve problemas com desempenho do carro e a estratégia escolhida pela Meyer Shank não fez muito bem para o resultado final da prova. 

A próxima etapa da temporada será no oval do Texas, somente ao fim do mês de março.

Resultado final:

1. Scott McLaughlin
2. Alex Palou
3. Will Power
4. Colton Herta
5. Romain Grosjean
6. Rinus VeeKay
7. Graham Rahal
8. Scott Dixon
9. Marcus Ericsson
10. Takuma Sato
11. C. Lungaard
12. Pato O’Ward
13. Jack Harvey
14. Helio Castroneves
15. Simon Pagenaud
16. Josef Newgarden
17. Felix Rosenqvist
18. Kyle Kirkwood
19. Callum Ilott
20. Alexander Rossi
21. Conor Daly
22. Devin DeFrancesco
23. Jimmie Johnson
24. Tatiana Calderon
25. Dalton Kellett
26. David Malukas