Conteúdo

(por Daniel Morales)

Ball Game! O Beisebol é o esporte mais antigo praticado nos Estados Unidos. As primeiras partidas e os primeiros times surgiram ainda no final do século XIX, e o esporte é até os dias atuais o segundo mais popular entre os americanos, perdendo apenas para a NFL. Apesar de talvez não ser muito atrativo aos olhos do público brasileiro, talvez devido a demora e “lentidão” de suas partidas, o beisebol é um esporte fascinante!

Repleto de grandes histórias, o esporte, que é praticado com tacos e luvas, é cercado de muito romantismo até por ser um esporte bem antigo. Isso muito devido ao amor dos fãs! O torcedor no beisebol costuma ser muito fanático pelo seu time e tenta sempre está acompanhando, seja nos estádios ou pela TV.

Aqui minha ideia é tentar explicar para vocês, meu caro leitor e leitora da Playmaker Brasil, como funciona uma partida beisebol: pontuação, como funciona as eliminações, home run, double play, dentre outras coisas que envolvem uma partida de beisebol; além de falar um pouco de como funciona a MLB, a liga dos Estados Unidos de beisebol, a mais famosa dentro do esporte. Porém, não se enganem, o beisebol também é uma febre sendo muito assistido, consumido e praticado em países da América Latina como Cuba, Venezuela e México, e em outros continentes principalmente na Ásia, onde o beisebol é o esporte número um no Japão. Enfim, vamos ao jogo. Play Ball!

O Jogo

Uma partida de Beisebol possui nove entradas. Que seria na linguagem mais próxima de tempo. Entretanto, não existe um cronômetro nas entradas, ela só termina quando os rebatedores dos dois times são eliminados. Uma entrada é dividida em parte alta (o time visitante) e parte baixa (time da casa). Cada time tem no mínimo três oportunidades para não ser eliminado. O jogador que está rebatendo pode conseguir alcançar uma base, contando com a falha da defesa no campo interno ou rebatendo a bolinha para o campo externo e conseguindo chegar à base a tempo; ou se ele tiver muita precisão e pegar em cheio, pode mandar a bolinha pra fora do campo, marcando um home run, que é quando a bolinha sai do estádio.

O pitcher é como se chama o arremessador. Ele fica lá no montinho com uma luva na mão e usando um boné. Sua missão é eliminar o rebatedor. A eliminação pode vir pelo pitcher acertar a zona de strike três vezes, ou ao induzir o rebater a girar o bastão três (sem contato com a bola, claro). Se o rebatedor acerta a bolinha, cabe aos defensores de campo interno ou externo pegar a bola sem deixá-la cair no chão para fazer a eliminação direta. Lançar para o campista que está na base antes do rebatedor (agora corredor) chegar, também é uma forma de eliminação. Três jogadores eliminados resulta no fim da entrada.

Além dessa forma, o jogador pode ser eliminado mesmo já estando na base. Caso o jogador falhe ao avançar da primeira para a segunda base, por exemplo. E se o campista que está na primeira base jogar a bola para o que está na segunda base e o mesmo encostou no jogador antes dele chegar em base, este está eliminado. Tem também o double play, que é quando dois jogadores estão tentando avançar em base, mas são eliminados. É uma das jogadas mais legais de uma partida de beisebol.

Já a pontuação no beisebol pode ocorrer de duas formas. O já falado aqui, o home run, e por corrida anotada, que é quando o jogador consegue avançar de base em base sem ser eliminado; muitas vezes ele é impulsionado pelo rebatedor.

Voltando a falar um pouco da partida de beisebol em si, caso o time da casa chegue em vantagem no placar na última entrada, ele pode evitar que ocorra uma parte baixa da nona entrada; visto que, caso o time visitante que está em desvantagem não consiga no mínimo empatar na parte alta, o jogo acaba ali sem a realização da parte baixa.

Agora, meu caro leitor e leitora, você já sabe tudo o que precisa para assistir uma partida de beisebol!

Falando de Major League Baseball. A MLB é a principal e mais famosa liga de beisebol no Mundo. Ela é dividida em duas ligas, a nacional e a americana. Ela se inicia em abril e vai até o mês de outubro, suas fases são a temporada regular, wild card, divisional, final de conferência e World Series, a grande final da liga.

Major League Baseball

Na temporada regular, cada time joga 162 partidas, e os jogos ocorrem quase todos os dias com as equipes tirando folga uma vez por semana. Diferente da NBA e da NHL, a temporada regular da MLB funciona por séries, ou seja, o New York Yankees, por exemplo, enfrenta o Boston Red Sox durante três dias seguidos antes de ir jogar outra “série” contra outra equipe. Times de mesma divisão acabam se enfrentando várias vezes durante a temporada regular, até por que eles disputam posição e vaga em playoffs. Cada conferência possui três divisões: Leste, Oeste e Central.

Liga Americana

Leste: New York Yankees, Boston Red Sox, Tampa Bay Rays, Toronto Blue Jays e Baltimore Orioles;

Oeste: Los Angeles Angels, Oakland Athletics, Texas Rangers, Seattle Mariners e Houston Astros;

Central: Cleveland Guardians, Kansas City Royals, Minnesota Twins, Detroit Tigers e Chicago White Sox.

Liga Nacional

Leste: New York Mets, Washington Nationals, Miami Marlins, Philadelphia Phillies e Atlanta Braves;

Oeste: Los Angeles Dodgers, San Diego Padres, San Francisco Giants, Colorado Rockies e Arizona Diamondbacks;

Central: Chicago Cubs, St. Louis Cardinals, Milwaukee Brewers, Cincinnati Reds e Pittsburgh Pirates.

Pós-temporada

Os Playoffs da MLB parecem um pouco com os da NFL. Tem o Wild Card, o divisional, finais de conferência e a World Series, a grande decisão da liga. O Wild Card é um por conferência, sendo decidido em jogo único. O time que teve melhor campanha na temporada regular joga em casa. O divisional é disputado em um melhor de cinco, e as finais de conferência e World Series, em uma melhor de sete jogos. Os atuais campeões são o Atlanta Braves, que bateu o Houston Astros em 2021.

A temporada vai começar!

Agora você já pode assistir a temporada 2022 da MLB e já sabendo como funcionam os jogos e a liga. Até o dia de abertura da temporada, dia 7 de abril, iremos falar equipe por equipe, destrinchando os melhores times e quem são os favoritos. Acompanhe a temporada 2022 da Major League Baseball conosco!