Conteúdo

Rodada dupla em Dover define Harvick como campeão da temporada regular

24 de agosto de 2020
12h 06

(por Ricardo Menegueli)
 

Em um final de semana movimentado no Dover International Speedway, com rodada dupla, Kevin Harvick se sagrou campeão da temporada regular da Nascar com um final de semana de antecedência, já que ela termina no dia 29, em Daytona.

A primeira corrida da rodada foi bem movimentada e a vitória quase escapou das mãos de Denny Hamlin, após um erro na relargada na volta 193, porém, Hamlin lidou melhor com os retardatários do que seu concorrente direto pela vitória, e também companheiro de equipe na Joe Gibbs, Truex Jr, e tomou a liderança a oito voltas do fim para não mais sair de lá.

Hamlin ganhou os dois primeiros estágios da corrida e parecia rumar tranquilamente para a vitória, quando uma bandeira na volta 188 fez com que ele parasse nos boxes e, um eventual problema na relargada, quase o fez deixar escorregar pelos dedos a vitória que parecia certa.

Outro fator importante da prova foi que, como Hamlin parou nos boxes na volta 188 e Truex ficou na pista, suas estratégias mudaram, tendo Truex que se virar com pneus deteriorados por um pouco mais de tempo, fator que acabou ajudando na recuperação de Hamlin ao longo do último terço da corrida. O pódio foi 100% da Joe Gibbs Racing, com Kyle Busch terminando no top3 da corrida que inaugurou o fim de semana duplo em Dover.

A curiosidade sobre a vitória de Hamlin é que o piloto não tem um affair pela pista, a qual ele já declarou publicamente que é uma das que ele desempenha pior, mas ironicamente neste sábado, Hamlin teve uma performance genial ao longo da segunda parte, apesar da péssima relargada que quase tirou a vitória de suas mãos.

Segunda corrida e o domínio de Harvick

Parecia ser um fim de semana de passeio para a Joe Gibbs Racing, porém, se primeira prova foi um passeio para eles, especialmente para Hamlin, a segunda repetiu um feito comum ao longo de 2020 e Kevin Harvick mostrou porque ganhou a temporada regular da Nascar com um final de semana de antecedência.

Além disto, diferente da vitória de Hamlin na corrida anterior, o triunfo de Harvick surpreendeu um total de zero pessoas e mais se assimilou com um passeio no bosque do que com uma corrida de carros.

O grande destaque da corrida, por sua vez, foi a batalha entre os companheiros de equipe Jimmy Johnson e William Byron não somente na corrida, mas também na briga pela última vaga nos playoffs desta temporada.

Johnson brigou no top3 a corrida inteira, porém, uma penalidade na volta 102 o fez cair para o final do pelotão na volta 107, fazendo com que o multi-campeão tivesse de fazer apostas arriscadas ao longo da prova, como trocar apenas dois pneus em um de seus pit stops e, apesar da deterioração dos compostos, conseguiu segurar seu companheiro de equipe e terminou na terceira posição - atrás de Harvick e Truex Jr respectivamente.

Se a corrida em si foi sem dramas, o pós-corrida foi agitado com quatro carros sendo inspecionados pela direção de prova com suspeita de irregularidades, porém, todos foram classificados como dentro do regulamento e nenhum dos pilotos sofreu punição.

O que significa o título da temporada regular da Nascar na prática?

Não muita coisa, mas está nítido o domínio de Harvick neste ano até o momento e, com isso, ele e seu bólido levam 15 pontos bônus para os playoffs, vantagem essa que pode ajudá-lo ao final da temporada a garantir o título de 2020.