Conteúdo

Rinus VeeKay voa com estratégia perfeita e vence pela 1ª vez na Fórmula Indy; Grosjean é 2º

15 de maio de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

O holandês Rinus VeeKay, de apenas 20 anos, conquistou sua primeira vitória na Fórmula Indy. Partindo do 7º lugar, o Rookie of The Year da categoria na temporada passada voou baixo e garantiu a primeira vitória da equipe de Ed Carpenter desde julho de 2016, direto do traçado interno do Indianapolis Motor Speedway. 

O GP de Indianápolis foi marcado por fortes duelos nos pelotões do meio e também pela proximidade de uma chuva que estava ameaçando o tempo todo de cair na pista, fazendo com que as equipes focassem em estratégias e na percepção de como a pista se comportava com os pneus para o seco. Romain Grosjean, que largou na pole-position pela primeira vez na carreira desde 2011, quando estava na GP2, liderou boa parte da prova, mas foi ultrapassado por VeeKay, que se manteve na ponta também graças às estratégias que prolongaram o tempo das paradas do piloto holandês. 

Alex Palou foi o 3º, segurando com tudo o que podia Josef Newgarden, em 4º. Graham Rahal foi o 5º, optando por menos paradas, usando pneus duros, seguido por Simon Pagenoud, Alexander Rossi, Scott McLaughlin, Scott Dixon e Marcus Ericsson fechando o Top-10.

A próxima etapa da Fórmula Indy é muito especial, pois teremos as 500 Milhas de Indianapolis, no dia 30 de Maio. Já nesta terça-feira (18) os treinos livres no lendário traçado oval serão liberados, em vista que as qualificações e o pole-day para formar os 33 competidores acontecerão no próximo final de semana.