Conteúdo

Reforçados pelas zebras, Rams vencem Seahawks e ficam perto dos playoffs

22 de dezembro de 2021

(por Edmar Jardim)

Seattle Seahawks e Los Angeles Rams jogaram em Los Angeles, num confronto divisional que pode ser determinante para o resultado final da NFC West. 

Logo de cara, o que mais chama a atenção é a dificuldade que o ataque visitante comandado por Russell Wilson tem para ficar em campo, algo que aconteceu durante toda a temporada até aqui, e que pode ser colocado como fator primordial para o desempenho geral de Seattle neste ano. Primeiro porque, ao não reter a bola e não progredir em campo, o ataque não pontua. E segundo porque a defesa fica mais do que o dobro de tempo em campo, cansando mais rápido, e tendo muito mais dificuldade em conter pontuações adversárias. 

O futebol americano é tão complexo que apesar do enorme domínio em termos de tempo de posse, first downs, e ganho de território, os Rams não conseguiram traduzir em pontos, tendo anotado apenas um field goal no primeiro tempo, logo no primeiro drive. Destaque, como sempre, para Cooper Kupp nas melhores recepções pelo lado dos Rams. Jogador enorme. 

Matthew Stafford foi interceptado uma vez, e esbarrou na boa atuação da defesa dos Seahawks, que apesar de todas as dificuldades ainda consegue limitar um adversário superior a poucos pontos. Não é uma defesa top de linha, não é uma defesa com nomes de expressão, não é uma defesa que merece elogios em toda jogada. Longe disso.

Ainda assim, é o ponto dos Seahawks que apresentou alguma evolução ao longo dessa temporada maluca, principalmente contra o jogo terrestre. Ainda peca muito em passes e na contenção de terceiras descidas, inclusive longas, o que dificulta muito seu próprio trabalho, tendo que reiniciar todo o processo por diversas vezes em um único drive. E claro, cansando mais e mais.

No último drive antes do intervalo, Wilson encaixou a primeira boa campanha, posicionando Jason Myers para anotar o field goal de empate. 

HT: Los Angeles Rams 3-3 Seattle Seahawks

Na volta do intervalo, finalmente os pontos vieram ao placar. Touchdowns de ambos os times em seus drives inicias, e os ataques mostrando serviço. 

Nesse ponto da partida, a indisciplina e a perda de jardas em faltas por parte de Seattle colocaram mais uma vez a equipe no mato (algumas faltas bem duvidosas, verdade seja dita).  Stafford e Kupp continuaram produzindo bem, e anotaram  mais um TD, enquanto Wilson tinha dificuldades na condução. 

Já no quarto derradeiro, a arbitragem deixou de anotar uma falta clara a favor dos Seahawks em uma quarta descida, dificultando de vez o trabalho dos visitantes, e trazendo mais uma vez a discussão do quanto as zebras vêm interferindo de maneira errônea ao longo dessa temporada. 

FT: Los Angeles Rams 20-10 Seattle Seahawks

Os Rams estão com um pé nos playoffs. Os Seahawks estão praticamente eliminados.