Conteúdo

Red Bull suspende piloto reserva Juri Vips por fala racista em live

22 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

A Red Bull suspendeu um dos seus pilotos reservas e atual piloto da Fórmula 2, Juri Vips, por tempo indeterminado após o piloto ter uma fala racista durante uma live. Ainda não se sabe se ele continuará com seu assento na F2. 

Enquanto fazia uma live jogando, Vips usou a “n word”, um termo racista, e riu, debochando do que havia feito. Outro piloto da academia da Red Bull e da Fórmula 2, Liam Lawson, também estava presente quando isso aconteceu, acompanhando as risadas de Vips após o comentário infeliz. Uma terceira pessoa não identificada também foi ouvida rindo ao fundo. 

A Red Bull lançou um comunicado oficial falando sobre o assunto, dizendo que estava suspendendo Vips por “não apoiar nenhum tipo de abuso e ter uma política de zero tolerância com comportamento racista dentro da organização.” A HiTech, equipe do estoniano na Fórmula 2, se disse “chocada e surpresa” com a decisão, mas não anunciou se vai retirá-lo da equipe. 

A HiTech deve ter Vips na corrida da Fórmula 2 em Silverstone, na próxima semana, e, se nada for feito, ele correrá com a equipe até o fim da temporada. O estoniano fez a sua estreia na Fórmula 1 ao guiar a Red Bull no treino livre na Espanha, e foi um dos pilotos que testaram com a equipe durante os testes de final de temporada no ano passado.