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Automobilismo

Quando o dinheiro entra no carro de Fórmula 1?

(por Fernando Cataldo)Atualmente é muito comum ver matérias e discussões sobre o teto orçamentário da F1. Um sonho distante para as equipes pequenas e medianas e um pesadelo intenso para as equipes com maiores ambições. Hoje é muito mais raro você ver um patrocinador entrando em uma equipe no meio da temporada. Ou ainda após uma excelente corrida com um resultado surpreendente.Nem sempre foi dessa maneira e houve tempo onde muito patrocinador preferiu certa cautela para iniciar parcerias com as equipes com patrocínios pontuais e baseadas em performance em curto tempo. Em 2010, por exemplo, pouco mais de uma década atrás, temos o caso de duas equipes com performance distintas e, consequentemente, investimentos pontuais. Já ouviram falar no clichê “Você é tão bom quanto sua última corrida”? Pois exatamente assim pensavam donos de marcas antigamente.Com o passar dos anos, a F1 tornou-se cada vez mais profissional e com isso, os valores de uma temporada para cada equipe tornaram-se mais altos a cada ano.Diretamente ligado aos resultados durante o campeonato, está o orçamento da equipe para investimentos e tecnologias sempre mais carros e modernos. Desde a contratação dos melhores engenheiros até as viagens de um país ao outro, todos os passos tomados por uma equipe são calculados detalhadamente junto a este orçamento.Com isso, a figura do patrocinador tornou-se muito mais importante para uma equipe, pois a luta nos dias atuais não é apenas pelos melhores resultados, mas também para se manter na categoria mais cara do mundo da velocidade.Em 2010, tivemos grandes exemplos de como o dinheiro investido gera boas performances e que por sua vez, atrai mais patrocinadores para o time viabilizando novos investimentos e acontecendo assim, um ciclo vicioso entre patrocinadores, bons resultados e mais patrocinadores.Para ilustrar melhor esta situação da categoria, vamos analisar cinco épocas diferentes das equipes Renault e Sauber durante a atual temporada dando ênfase a quantidade de marcas de patrocinadores expostas em seus carros. Lançamento do novo carro – Janeiro de 2010 Renault F1 Team: No início do ano, a equipe lançou o seu carro, o R30, praticamente sem nenhum patrocinador de expressão, apenas os fornecedores básicos do time. A foto acima mostra o patrocínio da TW Steel, marca de relógios parceira da equipe desde 2009 e os fornecedores Bridgestone e Total/ELF, pneus e combustível respectivamente. Com os escândalos envolvendo profissionais da equipe durante a temporada anterior, os principais parceiros da equipe abandonaram o barco ainda em 2009, o que deixou o ano de 2010 incerto para a equipe francesa  que foi salva após um acordo com a Genni, empresa de consórcio que não leva seu nome na carenagem da equipe, apenas nas hastes que sustentam as rodas dianteiras.Sauber Motorsport: Peter Sauber recomprou sua equipe após o anúncio da decisão da BMW de abandonar a categoria após 3 temporadas como independente e com isso, veio a nova época de seca de patrocínios. Praticamente todos os parceiros da época da BMW foram embora com a montadora alemã, deixando a Sauber com um piloto inexperiente, porém promissor (Kamui Kobayashi), e um experiente sem nenhum apelo de marketing (Pedro De La Rosa). Com isso, o carro C29 foi lançado apenas com os fornecedores básicos como a Bridgestone e um patrocinador, a marca de relógios suíça Certina, única sobrevivente após a saída da BMW. GP da Austrália – Março de 2010:Após a estréia das equipes no GP do Bahrein com a mesma carenagem exibida nos lançamentos dos carros, a equipe Renault colheu os frutos da contratação de Robert Kubica, um dos principais nomes do grid nos dois anos anteriores e conseguiu os primeiros parceiros para preencher os primeiros espaços vazios em seu carro.Já a Sauber, permaneceu como foi lançada já que, aliada ao fatos dos pilotos não serem muito expressivos, o resultado da primeira etapa não foi nada animador para investidores em potencial com o abandono de seus dois pilotos ainda na primeira metade da corrida. Renault F1 Team: Para a segunda etapa do campeonato, a equipe francesa conseguiu o apoio das marcas da HP e DIAC e com isso, alcançar melhores resultados tornaram-se possíveis como o próprio Kubica chegando na segunda colocação nesta mesma corrida. Claro que o pódio não foi obra do patrocinador, mas encheu os olhos dos investidores e aumentou a visibilidade da equipe para novos parceiros.Sauber Motorsport: Nada mudou no carro da equipe suíça e eles continuaram sem nenhum patrocinador e com isso, sem nenhum novo apoio financeiro. GP da Turquia – Maio de 2010:A sétima etapa da temporada já trazia um cenário diferente para ambas equipes, tanto em questão de resultados como em número de parceiros de investimento.Enquanto a Renault continuava uma linha crescente de bons resultados e novos parceiros, a equipe Sauber colhia os frutos do amadurecimento de seus pilotos com resultados melhores que no início da temporada, o que trouxe os primeiros patrocinadores, ainda que pequenos e talvez sem fazer muita diferença no orçamento da equipe. Renault F1 Team: Além da HP e da DIAC, o governo russo resolveu aumentar o apoio à equipe francesa – que já era presente devido a Vitaly Petrov ser o primeiro piloto russo na categoria – através da marca de veículos LADA. Além da marca russa, a Movit, que além de ser a fornecedora de freios, passou a ser patrocinadora, e a Trinar Solar, empresa de energias alternativas. Após 7 etapas, a equipe já somava 5 novos patrocinadores desde o lançamento do carro.Sauber Motorsport: Discretos, porém presentes. Esse era o lema dos novos (e únicos) patrocinadores da equipe suíça até aqui. A Emil Frey, empresa da indústria automobilística da Suíça, passou a expor seu logo na única peça com função aerodinâmica permitida no atual regulamento da F1. Graças ao sucesso de Kamui Kobayashi, um dos melhores pilotos japoneses a competirem na F1, a Scalp-D, empresa japonesa de cosméticos passou a fazer parte da equipe Sauber mas também com uma exposição discretíssima com sua marca exposta no canto do aerofólio traseiro e com seu logo em japonês. Após 7 etapas da temporada 2010, a Sauber havia conquistado apenas 2 patrocinadores para a parceria. GP da Alemanha – Julho de 2010:Chegamos a 11ª etapa da temporada e a situação de patrocínio das equipes não mudou muito. Com resultados não muito expressivos da Renault e Sauber, ambas equipes continuaram com suas carenagens praticamente iguais por 4 etapas desde a última “atualização” visual.Entretanto, com o dinheiro já investido nas equipes até aqui, a equipe francesa tem grande vantagem na pontuação da tabela. Renault F1 Team: Apesar dos resultados consistentes, de certa forma, positivos, a equipe Renault não acrescentou muita coisa ao seu portfólio de parceiros, apenas a empresa de design gráfico Helvetica passou a ilustrar o carro logo ao lado do logo da DIAC.Sauber Motorsport: A Sauber realmente permaneceu sem nenhuma novidade para a etapa alemã do campeonato, exceto o logo de comemoração do 40 anos da equipe dentro automobilismo. Vale a pena lembrar que a Sauber entrou na F1 muito tempo depois de iniciar suas participações em competições automotivas. GP do Japão – Outubro de 2010:A última etapa realizada pela F1 mostrou uma grande evolução de ambas equipes na área de marketing. Resultado da evolução e renovação de contrato para 2011 de Kamui Kobayashi, o amadurecimento de Vitaly Petrov, a entrada de Nick Heidfeld para a equipe e os bons resultados e performances de Robert Kubica, novos patrocínios vieram para as duas equipes. Renault F1 Team: Após alguns pódios de Kubica e importantes pontos de Petrov, a Renault aumentou sua visibilidade e, além de garantir evoluções para o carro como F-Duct, pode começar o desenvolvimento do carro de 2011 com mais tranqüilidade. Abaixo, os atuais patrocinadores da equipe francesa que foram conquistados durante a temporada:HP;LADA;Trina Solar;Movit;SNORAS Bank;DIAC;Helvetica;Vyborh Shipyard;Ao total, a Renault F1 Team conquistou 8 patrocinadores ao longo da temporada 2010 de F1, até o momento.Sauber Motorsport: Como resultado do efeito “KobaShow”, a equipe Sauber pode garantir sua permanência na categoria em 2011 assim como alguma atualizações no atual carro. Abaixo, os atuais patrocinadores da equipe suíça que foram conquistados durante a temporada:Mad-Croc Energy Drink;Scalp-D;Emil Frey;Planex Group;Ao total, a Sauber Motorsport conquistou 4 patrocinadores ao longo da temporada 2010 de F1, até o momento. Isso significa exatamente a metade dos patrocinadores da Renault.Este cenário mostra que uma equipe deve pensar em diversos tópicos ao tomar suas decisões no início de cada temporada. A partir da fabricação de um carro competitivo, pilotos com maior apelo para o marketing como Robert Kubica, ajudaram a equipe francesa a arrecadar mais investimentos para se desenvolverem ao longo da temporada e já começar a preparação para a próxima.Esta também é uma demonstração de que as portas para entrada na F1 atual não são tão fáceis como parecem, já que não basta você ter talento mas também precisar se encaixar nos planos de imagem da equipe. Isso sem contar, que você precisa já ter um bom patrocinador para te apoiar, pois não existe equipe que não precise de mais dinheiro.Até a próxima.

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