Conteúdo

(por Pedro Paulo Alves)
 

Nos últimos dias, em uma rotineira passagem pelas redes sociais, me peguei em um ‘tweet’ onde o escritor defendia uma certa cidade como a maior e mais tradicional nos esportes americanos. Após ficar com aquilo na cabeça me veio a vontade de ir um pouco mais a fundo na situação e, por conta própria, tirar minha conclusão de qual é a maior cidade, ou mais tradicional, quando se trata de esportes.

OBS: para os argumentos estou considerando NFL, MLB, NBA e NHL como as principais ligas, deixando de lado a NCAA pela quantidade de equipes e também a MLS por não ser um “esporte americano” e que ainda não tem tanto espaço no país, mesmo com a crescente das últimas temporadas.

Para começar montei um Top 6 sem ordem definida com Dallas, San Francisco, Pittsburgh, Boston, Los Angeles e New York. Mas, com todo respeito às três primeiras, acho que quando se trata de tradição a briga é um pouco mais funda e somente as três últimas conseguem sobreviver. Dito isso, separe seus contra-argumentos e vista sua Jersey para esse debate.
 

National Football League

Boston:

Na NFL temos o New England Patriots, que apesar de não levar o nome da cidade por estar localizado a 40 minutos da mesma, representa a região de Massachusetts como um todo e por isso está sendo considerado como de Boston. Bom, se você conhece o mínimo sobre a história do futebol americano, já ouviu falar em Tom Brady, Bill Belichick e Robert Kraft, o trio que transformou uma franquia quase sem expressão em uma das maiores da liga. Os “pats” tem seis super bowls conquistados em sua galeria, além de cinco vice-campeonatos. Com o trio citado acima a equipe reinou por 20 anos na conferência americana.

New York:

Em Nova Iorque temos dois times que representam a cidade, o New York Giants e o New York Jets. Apesar do segundo ter uma grande importância histórica por figurar nos primeiros super bowls da história, sua inconstância durante alguns períodos e os últimos anos me fazem dar um destaque maior para o seu rival New York Giants.

Os Giants tem quatro títulos em sua galeria, sendo dois deles conquistados por Eli Manning contra a dinastia de New England, mas em questão de dominância acho sinceramente que a equipe da big apple fica atrás da representante de Massachusetts.

Los Angeles:

De longe a cidade da Califórnia é a menos tradicional entre as três da disputa no esporte da bola oval “calma torcedor, leia meus argumentos antes de me xingar”.

Primeiramente, em número de títulos, as duas equipes que representam a cidade, Chargers e Rams, possuem juntas apenas uma conquista de super bowl, guardada na galeria dos Rams. Mas, esse não é o principal fator que me faz colocar “LA” em último nessa briga, o principal fator na minha opinião é a questão da representatividade, já que somente nos últimos anos estamos vendo as duas franquias se estabelecendo de fato na ‘Cidade dos Anjos’. Lembro vocês que a principal base de fãs e a maior parte da história dos Chargers estão em San Diego, enquanto a maioria das glórias dos Rams, incluindo a conquista do Super Bowl foram da época de St. Louis.

Na primeira comparação temos Boston > New York > Los Angeles.
 

Major League Baseball

New York:

O New York Yankees é a maior franquia dos esportes americanos e qualquer pessoa que seja contrária a isso está sendo extremamente clubista, apenas os torcedores do Montreal Canadiens na NHL podem tentar argumentar quanto a isso. 27 conquistas de World Series e uma dominância em praticamente em toda a história colocam os Bronx Bombers no topo da lista. Se não bastassem os Yankees, os Mets ainda reforçam o patamar da cidade com dois títulos da World Series. 

Boston:

Uma equipe que desde seu começo figurou no topo do beisebol mundial, mas que por interesse pessoal de seus donos perdeu um dos melhores jogadores da história para os seus maiores rivais, Yankees, e além de contribuir diretamente para o sucesso da equipe de New York caiu em um hiato de 86 anos sem conquistar a liga mundial, mesmo assim a equipe possui 9 títulos na galeria, incluindo quatro nestes últimos 20 anos e por isso figuram na segunda posição aqui na disputa.

Los Angeles:

Em Los Angeles temos como principal representante da MLB o LA Dodgers, criado no Brooklyn, mas transferido para a Costa Oeste no fim da década de 50. A equipe possui 7 títulos e figura sempre como favorita a vencer a liga por conta de suas várias estrelas e valor de plantel que sempre é muito recheado. Do outro lado, mais um time que conta com estrelas em seu plantel, os Angels, que possuem um título de World Series. No entanto, o sarrafo é muito alto nessa briga e, na minha opinião, Yankees e Red Sox estão na frente das franquias angelinas.

Nessa segunda comparação Nova Iorque leva uma boa vantagem, com Boston ficando em segundo e Los Angeles por último.
 

National Hockey League

Boston:

Se no Brasil o Vasco é conhecido por ficar muito em segundo lugar, no “hockey” quem fica com esse posto é o Boston Bruins, são 20 finais disputadas pela equipe, mas apenas sies Stanley Cups conquistadas. O Boston Bruins é uma das equipes fundadoras da liga e tem uma grande tradição.

New York:

New York possui duas equipes importantes na NHL, os Islanders e os Rangers, sendo a segunda uma das fundadoras da liga e na minha opinião com maior tradição.

Tanto os “isles” quanto os Rangers possuem quatro conquistas, mas a equipe de Manhattan conseguiu manter uma maior regularidade ao longo de sua história, já o time de Long Island possuiu grande dominância no inicio dos anos 80, mas em outros anos nem tanto.

Los Angeles:

Outra disputa que infelizmente a equipe da Califórnia perde e por muito. Os Kings são os representantes de Los Angeles no hockey e possuem duas conquistas da Stanley Cup, as duas vencidas nos últimos 10 anos. Além disso, os Kings tem uma importância por terem sido representados pelo GOAT Wayne Gretzky, que atuou pela franquia entre os anos de 1988 e 1996 (defendeu também os Rangers).

Nesta terceira disputa temos Boston > New York > Los Angeles.
 

National Basketball Association

Se você fã de Los Angeles e não me xingou até agora, te agradeço muito por isso. Mas acho que de agora não passa.
 

Boston:

Preciso dizer que foi difícil decidir por onde começar a argumentar para colocar os Celtics no topo da lista, mas apesar de considerar Lakers e Celtics do mesmo tamanho hoje, os 8 títulos conquistados em sequência nos anos 60 (recorde até hoje), e o aproveitamento melhor em finais (17/21) são os fatores que me fazem escolher a franquia de Boston.
 

Los Angeles:

Se os Celtics concentraram seus títulos nos anos 60, os Lakers tem conquistas praticamente em todas as décadas de sua história, no entanto considero como fator de desempate a questão da quantidade de finais perdidas (15) pela equipe, incluindo um recorde de (4-9) contra a equipe de Massachusetts. O que poderia ser o fiel da balança é o LA Clippers, porém, a azarada franquia nunca disputou uma final de NBA. 
 

New York:

Aqui infelizmente a disputa simplesmente não existe. Os Knicks representam a cidade de New York na NBA, mas apesar de fazer bons jogos e pela questão geográfica manterem uma rivalidade com os Celtics, a equipe possui somente dois títulos e inúmeros momentos de baixa durante sua história, mas não se engane, pois os Knicks possuem sim tradição no basquete. Já o Brooklyn Nets, ainda não tem nenhum título, algo que Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving estão dispostos a mudar.

Para finalizarmos, temos nessa disputa Boston >= Los Angeles > New York.
 

Bom, senhores, provavelmente existem alguns argumentos contrários aos que coloquei em jogo, mas com tudo que citei ao longo do texto chego à conclusão de que Boston está um pouco a frente das outras cidades quando se trata de tradição, New York entra em segundo na briga e Los Angeles fica em terceiro. Caso você tenha uma opinião diferente comente em nossas redes sociais, pois é um debate que certamente vai muito longe.