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Automobilismo

Punição de Norris injusta? Reclame das regras, não do executor

(por Bruno Braz) Muito se tem falado da punição de Norris ter sido injusta, que é coisa de corrida e que deveriam ter mais liberdade. Chefes da McLaren e Red Bull, inclusive, expressaram opiniões contrárias à penalidade imposta ao inglês.O GP, de fato, teve uma série de punições. Vamos verificá-las.1) Pérez por fora de Lando Norris, com o mexicano escapando na brita: +5 segundos ao inglês.2) Leclerc por fora em Pérez, duas vezes, com o monegasco levando a pior: +10  segundos (5 por cada ocorrência) ao mexicano.3) Tsunoda passou pela linha de box, cruzando-a, para fazer sua parada: +10 segundos.4) Stroll andou 1,3 km/h mais rápido no box: +5 segundos.5) Giovinazzi por ultrapassar em bandeira amarela: +5 segundos.6) Mazepin por desrespeitar bandeiras amarelas duplas: +30 segundos.7) Mazepin por desrespeitar bandeiras amarelas duplas: +30 segundos.8) Raikkonen bateu bizonhamente em Vettel: +5 segundos.Todos ainda ganharam pontuação em sua superlicença.Além das de treinos livres e classificatório, que renderam mais punições, com Vettel perdendo três posições por atrapalhar Alonso, além de punições financeiras para Ocon e Raikkonen, por excesso de velocidade no pit lane. Mas, vamos lá. Os comissários fazem as regras? Não. As regras dizem que as situações listadas acima são proibidas, passíveis de penalização? Dizem. Não dá para entender esses argumentos contra os comissários. É o mesmo que falar que o cara andando na Marginal Pinheiros, de São Paulo, não fez nada demais, ao andar a 150 km/h, só porque não tinha ninguém na rua, naquela madrugada.Sobre o caso particular de Norris e Pérez, que foram punidos ao forçarem outro competidor para fora da pista: a regra diz que você deve manter o espaço de um carro para o outro competidor. Não o mantiveram, forçando-os para fora da pista. É dever do comissário interpretar e aplicar a regra. Não de questioná-la.O engraçado é que essa regra foi criada, justamente, para acabar com esse tipo de situação. Não me lembro de nenhuma reclamação nesse sentido, quando Hamilton tirou Albon da pista, no fim do GP Brasil. Lembro-me de cobranças nesse sentido, pela falta de punição, quando Max empurrou Leclerc para fora, no fim do GP da Áustria, para vencer a corrida. Muito falatório de que passaram a mão na cabeça de Max, porque era corrida na casa da Red Bull.Enfim, criticar os comissários porque pilotos profissionais na categoria tida como o ápice do automobilismo não conhecem ou não respeitam a própria regra do esporte em que trabalham não dá. Se seguir a regra de cada caso controverso que ocorreu no último GP, todas foram corretamente aplicadas. O resto, é reclamar com o carteiro porque recebeu uma carta de cobrança indevida.Abraços e até a próxima.

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