Conteúdo

Por insultos racistas e homofóbicos, Jon Gruden não é mais técnico dos Raiders

12 de outubro de 2021

(por Mattheus Prudente)

A NFL teve, nesta noite de segunda-feira (11), uma surpresa. Jon Gruden colocou o seu cargo de treinador do Las Vegas Raiders à disposição após a NFL descobrir e-mails que continham insultos racistas, homofóbicos e misóginos durante seu tempo como analista na ESPN, antes de assumir os Raiders. 

Segundo o New York Times, Gruden enviava e-mails para Bruce Allen, ex-presidente do Washington Football Team, onde criticava coisas pontuais da NFL, usando uma linguagem homofóbica para ofender Roger Goodell, além de defender que a Liga deveria punir Jeff Fisher, ex-técnico do então St. Louis Rams, por “draftar um v****”, se referindo a Michael Sam, jogador gay que foi escolhido pela equipe em 2014. 

Além dessas questões, Gruden também foi acusado por um líder sindicalista de o ter ofendido de forma racista. O racismo continuou quando ele criticou de forma dura jogadores como Eric Reid, que participava do movimento de se ajoelhar no hino nacional protestando por igualdade, dizendo que eles precisavam ser demitidos. Jon também usou linguagem homofóbica para se referir à vários jogadores, treinadores e até membros de staff. 

Outros e-mails revelaram que Gruden e Allen compartilhavam fotos de mulheres de biquini, incluindo líderes de torcida da equipe de Washington. usando uma linguagem misógina para se referir às mesmas. Em uma nota oficial, o técnico disse querer “evitar distrações” para os Raiders e que “nunca quis magoar ninguém” com seus comentários. 

Os Raiders fizeram uma campanha muito boa no início da temporada, ficando com três vitórias e duas derrotas, e, em sua passagem com os Raiders, Gruden teve o mérito de fazer um rebuild com a equipe para torná-la competitiva novamente. O treinador estava no seu quarto dos 10 anos de contrato assinados com a equipe, com o valor de US$ 100 milhões. Ainda não se sabe quem será o novo técnico de Las Vegas. 

Em sua passagem pelos Raiders, Gruden teve 60 vitórias e 57 derrotas.