Conteúdo

Pombo marca, Pickford fecha o gol e Everton derrota Chelsea e segue na luta contra o rebaixamento

1 de maio de 2022

(Por Diego Dias)

A situação estava complicada para o Everton. Depois de entrar na zona de rebaixamento , a equipe precisava dos três pontos diante do Chelsea no Goodison Park pela 35ª rodada da Premier League. E ele veio graças ao brasileiro Richarlison, que foi autor do único gol da partida muito em razão da brilhante atuação do goleiro Jordan Pickford na meta dos Toffees.

Com a vitória, o clube azul de Liverpool soma 32 pontos na 18ª posição e fica a apenas 2 pontos do Leeds United e do Burnley, os primeiros fora da degola. Já o clube azul de Londres permanece com 66 pontos na 3ª colocação.

O jogo

Mesmo diante da boa presença de seus torcedores, o Everton começou o jogo sem muita inspiração. Assim como o Chelsea, que apesar da ampla posse de bola pouco ameaçava Pickford. As melhores oportunidades do time da casa foram uma cobrança de falta de Gordon por cima do gol logo aos 2 minutos e um arremate de Gray exigindo boa intervenção do goleiro Mendy pouco depois. Já os Blues assustaram com Mount chutando de fora da área rente ao lado esquerdo da trave aos 10 minutos.

Daí em diante a partida ficou mais brigada, com muitas faltas cometidas no meio de campo. O Everton levava mais perigo no ataque, embora sem muita qualidade, mas Gordon seguiu sendo o melhor jogador ofensivo com ao menos outras duas tentativas pelo lado direito. Apesar disso, o 1º tempo acabou sem gols e com o árbitro não economizando nos cartões amarelos.

A partida melhorou na etapa final, com o Everton em ritmo frenético. Logo no primeiro minuto, o lateral Azpilicueta se atrapalhou com a bola, que sobrou para Richarlison. O "Pombo" então avançou e só teve o trabalho de tirar do alcance de Mendy para abrir o placar para os mandantes. Na sequência, Mikolenko teve ótima chance de ampliar, mas seu chute próximo à marca de pênalti passou raspando a trave esquerda.

Passado o susto, o Chelsea foi aos poucos equilibrando as ações e logo passaram a pressionar em busca do empate. Foi quando Pickford começou a brilhar. Depois de Mount carimbar as duas traves aos 13 minutos, a bola sobrou para o chute de Azpilicueta no meio da área aos 15. O espanhol chutou e Pickford espalmou para a esquerda da área, de onde Rüdiger chutou cruzado e o goleiro do English Team, próximo da linha, salvou no susto para ceder escanteio. Um milagre!

Em outra investida do Chelsea aos 35, Loftus-Cheek chutou de fora da área e Pickford voltou a intervir com uma espalmada, agora por cima do travessão. O time visitante teve ainda outras boas oportunidades com Mount e, já perto dos acréscimos, com Kovacic. Mas os Blues não conseguiram passar pelo inspirado goleiro do Everton.

Final: Everton 1x0 Chelsea

Os Toffees voltam a campo no próximo domingo (08) diante do Leicester City no King Power Stadium enquanto os Blues recebem no Stamford Bridge o Wolverhampton um dia antes.