Conteúdo

Philippe Coutinho deixa o seu e o Barcelona vence o Villarreal pelo campeonato espanhol

27 de novembro de 2021

(Por Leonardo Costa)

 

Foi suado, mas o três pontos vieram. Após abrir o placar com De Jong, o Barcelona viu o Villarreal empatar no estádio La Cerámica, mas Memphis Depay e Philippe Coutinho decretaram o triunfo nos minutos finais e a equipe catalã alcançou a terceira vitória sob o comando de Xavi em La Liga.

O primeiro tempo foi recheado de chances para ambos os lados e algumas polêmicas. Com alguns erros defensivos, o placar só não foi alterado na primeira etapa devido às boas atuações dos goleiros e pela falta de pontaria dos atacantes de Villarreal e Barcelona.

O jogo mal havia começado e Dani Parejo entrou de sola no tornozelo de Busquets. O VAR não foi acionado e o árbitro sequer deu cartão amarelo na jogada. Pouco tempo depois, aos 4 minutos,o jovem marroquino Ezzazouli subiu após cobrança de escanteio e obrigou o goleiro Rulli fazer uma defesaça, quase marcando para o Barcelona.

Mesmo fora de casa, o domínio inicial era catalão, e aos 18 minutos Depay desperdiçou uma chance clara ao receber bola enfiada por De Jong, ficando cara a cara com o goleiro e chutando pra fora, à esquerda do gol.

O susto acordou o Villarreal, que avançou suas linhas e começou a rondar mais a área rival e ter mais a posse. Aos 29, Danjuma invadiu a área e finalizou. A bola passou na frente do gol de Ter Stegen e ninguém apareceu para empurrar. O atacante voltaria a aparecer alguns minutos depois, gora obrigando o goleiro do Barcelona a fazer uma boa intervenção.

Se o empate persistiu nos 45 minutos iniciais, bastaram apenas 60 segundos da segunda etapa para o Barcelona marcar. Ezzalzouli faz boa jogada pela direita e cruza, a bola fica com Alba, que bate mascado de primeira, Depay disputa com o goleiro e o gol fica aberto para De Jong mandar para o fundo do gol. Após revisão de possível impedimento, o gol foi validado.

O jogo ficou mais truncado e com o Barcelona atuando de forma mais defensiva o Villarreal partiu de vez para o ataque e conseguiu o empate. Aos 31, Chukwueze, que havia entrado minutos antes, ganha da zaga e bate no canto de Ter Stegen.

Danjuma quase virou para o submarino amarelo aos 38, aproveitando bola recuperada por Capoue e avançando pelo lado esquerdo. O atacante soltou a bomba mas a bola passou rente à trave catalã.

Quando a partida ia encaminhando para os acréscimos, Ter Stegen faz lançamento longo, Estupiñan corta mal, Depay ganha de Albiol na corrida, tira Rulli da jogada e manda para o gol. 2 a 1 Barcelona.

E ainda deu tempo de mais um. Philippe Coutinho faz boa jogada pela esquerda e é derrubado por Foyth dentro da área. O próprio brasileiro vai para a cobrança e amplia. Por fim, Coutinho quase marca uma pintura de bicicleta, mas a bola subiu.

Final de partida: Villarreal 1 x 3 Barcelona

Apesar de mostrar algumas debilidades herdadas de Koeman, o Barcelona de Xavi vem conquistando pontos no campeonato espanhol. Destaque para o jovem Ezzalzouli, que por diversas vezes chamou o marcador para dançar, mostrando habilidade e desempenhando bom papel pela ponta direita.

Com o triunfo, o Barcelona se mantém na sétima colocação com 23 pontos, mas se aproxima da pontuação das equipes que estariam se classificando para competições europeias. Por sua vez, o Villarreal estaciona na 12ª colocação com 16 pontos.