Conteúdo

Penguins fazem 2º período arrasador e ficam perto da classificação

9 de maio de 2022

(Por Diego Dias)

Com uma atuação dominante, especialmente no 2º período ao anotar 5 gols, o Pittsburgh Penguins não deu chances ao New York Rangers e estão a apenas 1 vitória de fechar a série e avançar pra segunda rodada dos playoffs. Sidney Crosby, Evgenii Malkin e Kris Letang, destaques dos Pens na temporada, deixaram suas marcas e ditaram o belo resultado na PPG Paints Arena.

No gol, Louis Domingue novamente fez partida segura e defendeu 22 chutes. Já Igor Shesterkin outra vez foi castigado e deixou o gelo mais cedo, dando lugar a Alexandar Georgiev no último período. Igor deteve 24 dos 30 chutes enquanto Alex defendeu 10 dos 11 disparos.

Mal o puck foi dropado e o primeiro zero já caiu. Braden Schneider achou Alex Lafreniere na slot, que arrematou com categoria para bater Domingue. Os Rangers pareciam jogar sem pressão, mas aos poucos Pittsburgh foi tendo maior posse do disco e equilibrou as ações. Até que Patrick Nemeth levantou alto demais o stick e deu o power play aos Penguins, e coube a Crosby encerrar a penalidade mandando o puck por baixo de Shesterkin. A arbitragem antes revisou a jogada para ver uma possível interferência no russo, mas acabou confirmando o tento de empate. Foi o que os Pens precisavam para ditar o ritmo do confronto. A equipe passou a sufocar a defesa novaiorquina, mas o placar se manteve ao término do período.

O domínio de Pittsburgh foi atestado logo no primeiro ataque, onde Crosby disparou no breakaway e o disco foi na trave antes de Shesterkin afastar o perigo. Mas pouco depois Mike Matheson teve melhor sorte e virou o jogo em disparo que resvalou em Frank Vatrano antes de ir às redinhas. Vinte e cinco segundos depois, foi a vez de Jake Guentzel anotar o terceiro da equipe, e seu quarto gol na série, completando passe na crease de Bryan Rust. O quarto tento dos Pens era só questão de tempo, e quase ele veio com outro disparo no poste onde o puck circulou pela crease. E coube a Mike Friedman marcar o gol, também seu primeiro na carreira, após aparecer de frente pra Shesterkin e mandar por baixo das pads do goleiro.

Adam Fox diminuiu para 4x2 desviando chute de Chris Kreider, mas a noite não era dos Rangers já que Danton Heinen e Jeff Carter acenderam a lâmpada nos instantes finais do período, colocando ponto final em qualquer reação dos Blueshirts. Foi também o último momento de Shesterkin no gol, sendo substituído por Georgiev durante o intervalo.

Com o placar praticamente definido, os Rangers tiveram raras idas à zona ofensiva no terço final enquanto os Penguins apenas administravam. Mas Evgenii Malkin fez jogada individual antes de finalizar no backhand para marcar mais um gol e dar números finais ao duelo e dar a Pittsburgh o "match point".

Final: New York Rangers 2 @ 7 Pittsburgh Penguins (PIT lidera 3-1)

Pittsburgh pode garantir um lugar nas semifinais da conferência nesta quarta-feira (11) no Madison Square Garden. Já Nova York sonha em repetir 2014, quando também esteve perdendo por 3-1 para o rival e venceu o jogo 7.