Conteúdo

Penguins e Lightning garantem classificação; Red Wings surpreendem com direito a "lei do ex" e mais da quinta-feira de NHL

15 de abril de 2022

(Por Diego Dias)

Nesta quinta-feira (14) de National Hockey League, o Tampa Bay Lightning segue firme em busca do tricampeonato, algo que não ocorre desde o New York Islanders nos anos 1980. Os Bolts buscaram uma virada sobre o Anaheim Ducks na prorrogação e asseguraram um lugar nos playoffs pela 8ª vez em nove temporadas.

Diante dos já eliminados Ducks, Tampa logo se impôs na partida graças ao gol de Ross Colton logo aos 2 minutos e ficou em boa situação depois que Alex Killorn ampliou nos instantes finals do período. mas Adam Henrique foi às redinhas em dose dupla na etapa seguinte, com o calouro Troy Terry completando a virada de Anaheim em apenas 13 disparos e encerrando a noite para Andrei Vasilevskiy.

Brian Elliott assumiu a meta do Lightning, que chegou a empatar com Killorn, mas o tento acabou anulado após revisão da jogada. A equipe se lançou com tudo ao ataque na último período disposta a não deixar escapar a vaga em casa, mas parava no goleiro Anthony Stolarz. Até que, com Elliott sacado e com seis no gelo, Nikita Kucherov mandou o disco pro gol para forçar a prorrogação a 13 segundos do final.

No tempo extra, outro gol de Killorn seria invalidado, mas no ataque seguinte o mesmo Killorn achou Anthony Cirelli livre na crease para empurrar o puck pro gol e ser o heroi da classificação dos Bolts.

Final: Anaheim Ducks 3 @ 4 Tampa Bay Lightning (OT)


Outro que se garantiu mais uma vez foi o Pittsburgh Penguins, que estará na pós-temporada pelo 16º ano seguido. Um recorde da franquia e a maior série ativa entre as quatro grandes ligas americanas. Os pens não teve dificuldades em abrir 2 de vantagem na etapa inicial com Kris Letang e Danton Heinen, apesar de boa troca de chutes com os Islanders.

Zach Parise diminuiu para a equipe de Long Island no 2º período, mas Jake Guentzel restabeleceu a vantagem de Pittsburgh antes de Sidney Crosby anotar o quarto na etapa final. Nos minutos finais, as equipes trocaram gols. Com o goleiro Ilya Sorokin sacado, Anders Lee fez o segundo dos Isles, mas Brock McGinn e novamente Guentzel marcaram no empty net, separados pelo gol de Zdeno Chara, e decretaram o triunfo e a classificação dos Penguins.

Final: New York Islanders 3 @ 6 Pittsburgh Penguins


Já o St Louis Blues segue a largos passos de se classificar ao atropelar o Buffalo Sabres no KeyBank Center com atuação memorável de Vladimir Tarasenko. O russo participou de 5 dos seis gols da equipe, com direito a um hat-trick. Ele teve ajuda de Robert Thomas em modo garçom com 5 assistências.

Os Sabres, já sem chances de playoffs, até fizeram bom jogo na parte inicial e abriram o placar com Rasmus Asplund e chegaram ao empate com Alex Tuch no 2º período depois de permitirem uma virada de St Louis.

Mas então brilhou a estrela de Tarasenko, que acendeu a lâmpada em dose dupla para fazer 4x2 no placar e dar o controle do duelo aos Blues. Assim, a equipe administrou o resultado no 3º período, especialmente depois que Pavel Buchnevich anotou completando rápida transição pra zona ofensiva. Buffalo sacou o goleiro Craig Anderson para uma última cartada, mas quem tirou proveito foi Tarasenko, que fez seu terceiro para fechar a conta.

Final: St Louis Blues 6 @ 2 Buffalo Sabres


A grande surpresa da rodada veio de Raleigh, onde o goleiro Alex Nedeljkovic deteve o ataque de sua ex-equipe, o Carolina Hurricanes, e ajudou o já eliminado Detroit Red Wings a impedir que os Canes abrissem vantagem na liderança da divisão Metropolitana.

Apesar de amplo domínio de Carolina no terço inicial, a redinha só foi agitada no 2º período. Mais precisamente nos segundos finais, quando Detroit já havia equilibrado as ações. Nos segundos finais do power play, Dylan Larkin avançou pro ataque e serviu Moritz Seider na crease e o calouro alemão não desperdiçou. A vantagem deu plena confiança aos Red Wings, que ampliaram no período final com Adam Erne e fecharam o placar com Filip Zadina concluíndo um contrataque. 

Final: Detroit Red Wings 3 @ 0 Carolina Hurricanes

Destaques da quinta-feira

Estrelas da rodada: Vladimir Tarasenko (3G, 2A), JT Miller (5A) e Alex Nedeljkovic (shutout de 46SV).
Jogo da rodada: Lightning x Ducks
Jogada decisiva: Gol de Anthony Cirelli no overtime, carimbando passaporte dos Bolts para a pós-temporada.
Sinal vermelho: Coyotes, com 5 derrotas consecutivas, e Sharks, que perderam pela 8ª vez seguida.
Sinal amarelo: Bruins, com 4 derrotas (3 seguidas) nos últimos 5 jogos.
Sinal verde: Avs, com 8 vitórias seguidas, e Canucks, que somaram o 5º triunfo em série.

Outros resultados

Arizona Coyotes 1 @ 7 Vancouver Canucks
Minnesota Wild
3 @ 2 Dallas Stars (OT)
New Jersey Devils 1 @ 3 Colorado Avalanche
Ottawa Senators
3 @ 2 Boston Bruins
Washington Capitals 3 @ 7 Toronto Maple Leafs
Edmonton Oilers
4 @ 0 Nashville Predators
San Jose Sharks 4 @ 5 Chicago Blackhawks (SO)
Vegas Golden Knights
6 @ 1 Calgary Flames