Conteúdo

Penguins com goleada histórica pra cima dos Wings; líderes Panthers e Avs são derrotados e mais do domingo de NHL

28 de março de 2022

(Por Diego Dias)


Neste domingo (27) de National Hockey League, o Toronto Maple Leafs teve a inspiração da seleção canadense de futebol, que voltará a disputar uma Copa do Mundo depois de 36 anos e não deu chances ao Florida Panthers, donos da melhor campanha da conferência Leste. Os Leafs só precisaram de 49 segundos para tirar o zero com Morgan Rielly completando no tapinha passe de TJ Brodia na crease e, mesmo permitindo a virada dos Panthers em tentos de Brandon Montour e Ryan Lomberg, chegaram ao empate em power play encerrado por John Tavares.

A partir daí, Toronto criou as melhores chances da partida graças também às penalidades de Florida. E, novamente na vantagem numérica, voltaram a liderar em outro gol de Tavares, outro servido por Mitch Marner. No último período os Panthers exigiram o melhor do goleiro Petr Mrázek, que manteve o placar intacto até Ilya Mikheyev fazer o quarto dos Maple Leafs, dando a tranquilidade necessária para chegar ao resultado. Já nos segundos finais, Auston Matthews mandou o puck para o gol vazio.

Final: Florida Panthers 2 @ 5 Toronto Maple Leafs


Outro líder a tropeçar na rodada foi o Colorado Avalanche, que faz a melhor campanha geral. A equipe parou nas 40 defesas do goleiro Cam Talbot e ainda viram o Minnesota Wild, empurrado pela torcida no Xcel Energy Center, abrir contagem em power play aproveitado por Kirill Kaprizov nos instantes finais da 2ª etapa, em um momento onde Colorado estava mais na zona ofensiva.

O Avalanche manteve o ritmo na última parte do duelo e chegou ao empate depois de um faceoff ganho onde o disco sobrou para Nazem Kadri arrematar sem chances para Talbot. Poucos minutos depois, os Avs ganharam outro faceoff no power play e o puck ficou para Mikko Rantanen na slot. O finalndês disparou de frente pro gol e não desperdiçou. Colorado 2x1.

Para sorte de Minnesota, a desvantagem não durou muito e Ryan Hartman aproveitou rebote de Mats Zuccarello e deixou igualada a partida e forçou a prorrogação. Para o tempo extra o Wild teve um power play depois de cross-checking de Erik Johnson nos segundos finais. Foi o que Kevin Fiala precisava para, com apenas 15 segundos de overtime, emendar de primeira do círculo direito no ângulo de Darcy Kuemper e manter a sequência positiva do Wild.

Final: Colorado Avalanche 2 @ 3 Minnesota Wild (OT)


Já no duelo entre equipes do estado de Nova York, o New York Rangers parecia ter vida fácil diante do embalado Buffalo Sabres depois que Frank Vatrano marcou duas vezes em um intervalo de 18 segundos logo no início de partida. Mas os Sabres descontaram na parte final do 1º período com Rasmus Asplund e viraram no início do período seguinte em anotadas de Will Butcher e Kyle Okposo.

O confronto ficou mais movimentado depois da virada de Buffalo e ambas as equipes estavem em busca do gol. Mas quem teve o final feliz foi Alexis Lafreniere que, bem posicionado, recebeu passe de Filip Chytil e deixou 3x3 no placar. Os Rangers voltaram a ficar na frente no último terço depois que Artemi Panarin aproveitou o power play e o rebote para acender a lâmpada.

Mas Buffalo ainda estava na disputa e, também com um power play, anotou o quarto gol com Jeff Skinner aproveitando passe de trás do gol de Rasmus Dahlin. Assim, o duelo ficou indefinido ao término do tempo regulamentar. Na prorrogação, Andrew Copp roubou o puck e puxou contragolpe, passando para Lafreniere, que depois achou K'Andre Miller na slot para arrematar de primeira e dar o resultado aos Blueshirts.

Final: Buffalo Sabres 4 @ 5 New York Rangers (OT)


Mesmo com a vitória importante, os Rangers seguem atrás do rival Pittsburgh Penguins, que não teve dó nem piedade do Detroit Red Wings na volta de Evgenii Malkin ao lineup. Os Pens anotaram incríveis 11 gols pela primeira vez desde 1993, e desde 2003 que a liga não via tantos gols feitos por uma equipe.

Malkin retornou em grande estilo com um hat-trick e comandou a goleada, que começou a ser desenhada justamente em power play capitalizado pelo russo para fazer 3x0 Pittsburgh naquela altura. Pittsburgh ainda deu um power play aos Red Wings, mas mesmo em penalty kill chegaram ao quarto com Jeff Carter em rápido breakaway. A sequência, claro, encerrou mais uma partida prematuramente para Alex Nedeljkovic na temporada, com Calvin Pickard assumindo a meta. Pickard acabou "recepcionado" por Brian Rust, que encerrou outro power play para fazer 5x0 Pens.

Abatidos, os Wings chegaram ao primeiro gol com Dylan Larkin no power play, respondendo ao tento que Malkin havia anotado momentos antes. Nos minutos finais do 2º período, Jakub Vrána avançou em velocidade e mandou o disco por baixo da perna de Tristan Jarry para fazer o segundo da equipe. No entanto, Pittsburgh voltou a aumentar o placar no último minuto com Sidney Crosby.

No terço final, só deu Penguins. Em power play, Danton Heinen fez o oitavo e Nedeljkovic retornou ao gelo em lugar de Pickard, que se chocou com Rikard Rakell e precisou ir para o vestiário. E no primeiro ataque que enfrentou, Nedeljkovic não conseguiu ver o disparo de Malkin, que chegou ao hat-trick mandando no ângulo do goleiro. O décimo tento não tardou a vir e Brian Boyle recebeu de costar pro gol, girou, e achou um cantinho rente à trave para mandar o puck. Nos instantes derradeiros, Rakell fechou a conta com um wrist shot no círculo direito.

Final: Detroit Red Wings 2 @ 11 Pittsburgh Penguins

Destaques do domingo

Estrelas da rodada: Evgenii Malkin (3G, 1A), Kris Letang (3A) e Mats Zuccarello (3A).
Jogo da rodada: Penguins x Red Wings
Jogada decisiva: Gol de Tanner Jeannot faltando 1min20 pro fim da partida, dando a vitória aos Predators.
Sinal vermelho: Red Wings, que mais uma vez sofrem uma vexatória goleada na temporada, e Coyotes, que perderam o 5º jogo consecutivo.
Sinal amarelo: Panthers, que com a derrota sofrida podem perder a liderança da conferência para os Hurricanes.
Sinal verde: Rangers, com 6 vitórias em 8 partidas, e Wild, com 6 vitórias seguidas.

Outros resultados

Tampa Bay Lightning 4 @ 1 New York Islanders
Montréal Canadiens 2 @ 3 New Jersey Devils (SO)
Arizona Coyotes 1 @ 2 Winnipeg Jets (OT)
Philadelphia Flyers 4 @ 5 Nashville Predators