Conteúdo

(Por Diego Dias)

Depois de muita especulação, o espanhol Pau Gasol oficializou nesta terça-feira (05) em coletiva de imprensa em Barcelona a sua aposentadoria das quadras aos 41 anos. O agora ex- ala-pivô e futuro Hall da Fama disputou 18 temporadas na NBA e estava desde o ano passado no Barcelona, onde iniciou sua carreira em 1998.

Terceira escolha geral do Draft de 2001 pelo Memphis Grizzlies, Gasol atuou nos Grizzlies até a trade deadline de 2008, quando foi trocado para o Los Angeles Lakers pelo seu irmão mais novo Marc. Na equipe angelina, ele conquistou seus dois aneis de campeão da NBA em 2009 e 2010. Sua última partida na NBA foi pelo Milwaukee Bucks em março de 2019, antes de de afastar para tratar um problema crônico no pé esquerdo.

Durante a pandemia da Covid-19, Pau retornou ao seu país para defender o Barcelona, onde conquistou seu último título da carreira: o da liga espanhola (ACB). Ele ainda disputou os Jogos Olímpicos em Tokyo pela seleção espanhola, pela qual faturou a Copa do Mundo em 2006 e foi três vezes medalhista olímpico.

Na NBA, Gasol foi 6 vezes escolhido para o Jogo Das Estrelas e outras 4 para o Time Ideal da Temporada, além de ter sido o Novato do Ano em 2001/2002. Ele atuou também por Chicago Bulls e San Antonio Spurs.