Conteúdo

Pastrnak se destaca em volta de Rask; Jackets não tomam conhecimento dos Canes; Sabres e Sens surpreendem em maia uma quinta=feira da NHL

14 de janeiro de 2022

(por Diego Dias)

A rodada de quinta-feira (13) da National Hockey League teve suas atenções divididas com a divulgação dos jogadores que disputarão o All-Star Game em Las Vegas. Tendo uma boa temporada de estreia no Carolina Hurricanes, o goleiro Frederik Andersen será presença no evento (assim como seu companheiro Sebastian Aho). Mas o dinamarquês não teve o que comemorar, já que não evitou a goleada imposta pelo Columbus Blue Jackets em plena PNC Arena, deixando a partida no início do 3º período após sofrer 4 gols.

Apesar do placar elástico, o jogo teve disputa de ambos os lados, com o letão Elvis Merzilikins intransponível mantendo Carolina zerado na partida. Mais frenéticos na zona ofensiva, os Jackets abriram 2x0 com um tento em cada período para, no último deles, construir a goleada. Em apenas 1 minuto e 06 segundos, Patrik Laine e Yegor Chinakhov fizeram Andersen ser substituído pelo calouro Jack LaFontaine, que em seu primeiro disparo sofrido viu o puck mandado por Cole Sillinger morrer nas redinhas. Já no finalzinho, Jack Roslovic deu números finais ao belo resultado de Columbus.

Final: Columbus Blue Jackets 6 @ 0 Carolina Hurricanes


Na rodada também tivemos surpresas. Em boa fase, o Nashville Predators foi surpreendido pelo belo início de jogo do Buffalo Sabres, que tirou o zero em lance bizarro do goleiro Juuse Saros (outro All-Star) e o defensor Matt Benning. Mark Jankowski deu um tapinha e Saros fez a defesa, mas deixou o disco escapar e Benning tentou limpar a crease e acabou empurrando o puck pra dentro do gol, creditado para Jankowski.

Colton Sissons chegou a empatar aos 42 segundos do 2º período, mas o lance foi invalidado após revisão. Matt Duchene teve melhor sorte dez minutos depois ao aproveitar um power play, mas a noite era de Buffalo e os Sabres restabeleceram a vantagem também em power play com Jeff Skinner. O mesmo Skinner aumentaria no 3º período antes de Vinnie Hinostroza fechar a conta no empty net.

Final: Buffalo Sabres 4 @ 1 Nashville Predators


Concorrente dos Sabres na briga pra fugir da rabeira na divisão do Atlântico (e da conferência), o Ottawa Senators tirou proveito do momento do Calgary Flames para também surpreender e voltar do Scotiabank Saddledome com os dois pontos na bagagem. Nick Paul acendeu a lâmpada em dose dupla no período inicial antes do All-Star Drake Barthelson anotar o terceiro contando com o "desvio" do goleiro Jacob Markström, acertado na máscara pelo puck antes dele ir para as redinhas.

Logo nos primeiros segundos do período final Matthew Tkachuk fez o de honra de Calgary ao se colocar na slot para desviar o chute de Chris Tanev, mas Connor Brown evitou qualquer reação canadense no duelo.

Final: Ottawa Senators 4 @ 1 Calgary Flames


Depois de se acertar com o Boston Bruins e assinar contrato até o fim da temporada, o goleiro Tuuka Rask reestreou pela equipe onde fez toda a carreira na liga. Mas quem atraiu os holofotes foi David Pastrňák, uma das principais ausências do Jogo das Estrelas, ao marcar dois gols no início da partida para dar o controle de momento aos Bruins.

Mas o Philadelphia Flyers levava vantagem no jogo físico e, mesmo estando várias vezes em penalty kill, evitava maiores prejuízos e descontou em power play encerrado por Cam Atkinson no período seguinte, empatando pouco depois com Joel Farabee e recolocando os Flyers na disputa. Pelo menos por 2 minutos, já que a equipe ficou com dois a menos no gelo em penalidades de Justin Braun e Max Willman. Foi o que Pastrňák precisava para completar seu hat-trick e definir o triunfo de Boston, que está firme na luta pelo Wild Card.

Final: Philadelphia Flyers 2 @ 3 Boston Bruins


Destaques da rodada

Estrelas da rodada: David Pastrňák (3g), Igor Shestyorkin (shutout de 37sv) e Connor Hellebuyck (shutout de 33sv).
Jogo da rodada: Hurricanes x Blue Jackets
Jogada decisiva: Gol de Phillip Kurashev no tempo extra para vitória dos Blackhawks.
Sinal vermelho: Canadiens, que da lanterna veem os rivais Sabres e Senators pontuando e abrindo distância.
Sinal amarelo: Red Wings e Flames, que perderam pela 4ª vez seguida e ficam para trás na briga pelo Wild Card.
Sinal verde: Rangers, que venceram a 14ª partida fora de casa, melhor marca de visitante na temporada.

Demais resultados

New York Rangers 3 @ 0 San Jose Sharks
Pittsburgh Penguins 2 @ 6 Los Angeles Kings
Montréal Canadiens 2 @ 3 Chicago Blackhawks (OT)
Vancouver Canucks 2 @ 4 Tampa Bay Lightning
Winnipeg Jets 3 @ 0 Detroit Red Wings
New Jersey Devils 2 @ 3 New York Islanders
Seattle Kraken 1 @ 2 St Louis Blues