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Automobilismo

Paraíso em dobradinha da Red Bull com Max em primeiro. Inferno para a Ferrari em duplo abandono no morno GP de Baku

(por Bruno Braz)Na largada do esperado GP de Baku, Pérez assumiu a ponta, deixando Leclerc entre ele e Verstappen. Sainz seguiu em quarto lugar. Vettel também começou bem, assumindo o oitavo lugar, deixando Tsunoda em nono.Quem apareceu punido por problema no procedimento de largada, foi Latifi, levando sua primeira punição do dia (10 segundos), em um erro da equipe.Na frente, Pérez já tinha quase 2 segundos e meio para Leclerc, dando pintas de que poderia controlar a corrida, ao passo que Sainz entrava no rádio para falar com o time que “a Red Bull estava muito rápida”. Max colava em Leclerc com menos de 1 segundo, esperando o DRS ser liberado pela direção.Com a liberação do DRS, Max tentou ultrapassar Leclerc, que resistiu bem a tentativa do holandês, que ficou na frente por mais algum tempo. Já tínhamos 8 voltas. Quem apareceu na rádio, naquela altura, foi Ricciardo, dizendo para a McLaren que seu ritmo era melhor que Norris. Eram 11º e 12º naquele momento, com Norris à frente.Aí, começava o inferno da Ferrari: Sainz, que vinha 4 segundos e meio atrás de Max aparecia com problemas no carro, saindo da pista e deixando a prova! O Safety Car Virtual foi acionado. Mudaria a ordem da prova? Mudaria.O primeiro a se prejudicar por mais um erro da equipe, foi Leclerc, com uma parada de pouco mais de 5 segundos. Péssimo trabalho da Ferrari com o monegasco, de novo. Muitos outros carros vieram para box, como Russell, Hamilton, Gasly e Tsunoda.Restavam 40 voltas e a ordem era: Pérez, Verstappen, Leclerc, Russell, Alonso, Norris, Ricciardo, Gasly, Ocon e Vettel fechando os 10 primeiros. Hamilton vinha em décimo primeiro, seguido por Tsunoda, Bottas, Stroll, Zhou, Magnussen, Albon, Schumacher e Latifi fechando os 19 carros que seguiam na prova.Na liberação da prova, Vettel apareceu chamando a atenção, em briga com Ocon pela nona posição. Só que Vettel deu uma errada, travando as rodas na freada, perdendo a posição para Hamilton e Tsunoda.Volta 14 e Max ultrapassa Pérez, tomando para si a liderança da prova! Foi decidido para tomar o P1. Dois minutos depois, a equipe entrou no rádio, pedindo que Pérez não brigasse pela posição. Pérez já vinha com atraso de 3 segundos para Verstappen.Leclerc vinha descontando tempo para Pérez, que aparentava ter algum problema. Na sequência, o mexicano foi ao box para sua troca de pneus, que foi péssima, levando quase 6 segundos! Pérez ainda voltou em terceiro, mas muito atrás de Leclerc, 18s atrasado e apenas 0s6 à frente de Russell. Foi péssimo para o mexicano mesmo.Eram 18 voltas já completadas até então. A ordem era: Verstappen, Leclerc, Pérez, Russell, Alonso, Norris, Ricciardo, Gasly, Ocon e Hamilton fechando os 10 que pontuariam. Décimo primeiro para Vettel, com Tsunoda em décimo primeiro, seguido por Vettel, Zhou, Magnussen, Bottas, Stroll, Albon, Schumacher e Latifi, fechando os 19 carros que estavam na prova.Na sequência, a transmissão mostrou Hamilton ultrapassando bem Ocon, assumindo o nono lugar. Na sequência, Max foi para seu pit stop. Se não foi péssimo como o de Leclerc e de Pérez, foi aquém do padrão Red Bull: 3,5 segundos. Voltou em segundo, de pneus duros, assim como Leclerc.Tivemos boa ação na sequência, mostrando Ricciardo atacando Norris e sendo atacado por Gasly, enquanto Max aparecia com pouco mais de 12 segundo atrás de Leclerc, tirando a diferença.Um minutos depois, mais um lance capital e o último prego no caixão da Ferrari em Baku: fumaça no motor de Leclerc. Mais um carro fora do GP por problema mecânico. Que GP para a Ferrari. Restava empacotar tudo e pensar no próximo GP. Azar de uns, sorte de outros. A Red Bull agradecia.Norris aparecia nos boxes, fazendo seu pit, enquanto Ricciardo tentava segurar Gasly pelo quarto lugar de momento, mas sem muito sucesso, sendo superado pouco depois, ao passo que Tsunoda também escalava, assumindo o sétimo lugar, deixando Ocon em oitavo.A Alfa Romeo chamava Zhou, que vinha em décimo, para abandonar o GP. Mais um carro com motor Ferrari apresentando falhas.Pouco depois, Vettel superava Ocon, assumindo o oitavo lugar. Alonso também superava Magnussen, pegando o décimo lugar para si, ao passo que Hamilton deixava Ricciardo para atrás, assumindo o quinto lugar. Estava bem o inglês na sua prova de recuperação.Verstappen aparecia 7 segundos à frente de Pérez, que tinha 13 segundos de vantagem para Russell. Se na frente a corrida estava tranquila, o pelotão intermediário tinha algumas disputas e estavam salvando um pouco a monotonia do GP.Ainda estavam na pista sem fazer seus pit stops Ricciardo (6º), Ocon (10º), Bottas (12º) e Stroll (14º). Tínhamos 30 voltas. De destaque no momento, a Red Bull pedindo para Max ir mais devagar. Já eram 9 segundos para Checo, que vinha em segundo.Pouco depois, mais um motor Ferrari abrindo o bico: Magnussen abandonava, causando mais um Safety car virtual.  Os 3 primeiros foram aos boxes aproveitando para ficarem tranquilos. Foram bons trabalhos para Max, Checo e Russell. Hamilton também fez o seu, assim como Ricciardo, que ainda não tinha parado.35 voltas completadas e quem aparecia bem era Hamilton, com pneus novos, podendo atacar Tsunoda e Gasly, coisa que aconteceu logo depois, com Hamilton ultrapassando Tsunoda, assumindo o quinto lugar.Eram 15 voltas para a quadriculada. Pérez pegava para si o ponto extra da volta mais rápida, com 1:46.046, enquanto Hamilton tirava distância para Gasly. Chamou a atenção a abertura de DRS de Tsunoda: apenas o lado direito da asa traseira abria, ficando o lado esquerdo da asa, fechada. Isso causou uma ordem da direção de prova de parada para reparos no carro do japonês. A boa e velha fita isolante foi utilizada para manter as duas partes alinhadas, com o japonês sendo impedido de seguir usando o DRS.Restavam 10 voltas para o fim e, daí para frente, tivemos mais dois momentos de ação. O primeiro, com Hamilton perseguindo, enquadrando e ultrapassando Gasly para ficar com a quarta posição. O outro, foi a dupla da McLaren. Norris pedia inversão de posição para que pudesse atacar Alonso, só que a McLaren não atendeu, mantendo a ordem dos pilotos até a quadriculada.Verstappen em primeiro com Pérez em segundo. Russell fechou o pódio. Quarto lugar para Hamilton, seguido por Gasly, Vettel bem sétimo, Alonso em oitavo, Ricciardo em nono e Norris fechando os 10 que marcaram pontos.Décimo primeiro para Bottas, Albon em décimo segundo, Tsunoda em décimo terceiro, Schumacher em décimo e Latifi em décimo quinto, fechando o grupo de pilotos que viram a bandeira quadriculada.Péssimo dia para a Ferrari que está entregando o campeonato em uma bandeja para a Red Bull. A margem de erro já passou e foi superada por muito. Ou se acerta, ou teremos um campeonato monótono a partir de agora.

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