Conteúdo

Para Paul Felder, Beneil Dariush seria o maior problema para Charles do Bronx entre os pesos-leves: "por causa do estilo"

5 de junho de 2022

(por Rafael Lima)

Com uma sequência de 11 vitórias consecutivas que incluem 10 finalizações por nocaute ou finalização, Charles Oliveira se consolidou como o melhor peso leve do mundo. Porém, atualmente ele não detém o título do UFC, depois de perder para balança antes da recente vitória sobre Justin Gaethje.

No momento, Oliveira está de folga com planos de lutar pelo título vago dos leves novamente no final de 2022, mas ainda não há um adversário definido. Muitos esperam que Islam Makhachev receba a oportunidade, mas o comentarista do UFC Paul Felder, a última pessoa a derrotar Charles, na verdade acredita que pode haver uma ameaça ainda maior se aproximando do topo da divisão. “Estou aposentado, então não posso ser eu, mas ouso dizer que alguém como Beneil Dariush é uma ameaça maior ao estilo particular dele [Charles Oliveira]”, explicou Felder ao The Fighter vs. The Writer.

“Porque – e vice-versa, eu disse a mesma coisa quando Khabib [Nurmagomedov] ainda estava com o cinturão – eu sempre disse que achava que Charles seria uma das maiores ameaças para ele por causa de seu estilo e da maneira como ele luta e aceita a posição inferior, sendo tão perigoso a partir daí.”  seguiu.

De acordo com Felder, é a imprevisibilidade de Oliveira no chão que pode dar dores de cabeça a lutadores como Makhachev. Dariush, por sua vez, mantém um tipo diferente de base de luta como um praticante de jiu-jitsu brasileiro credenciado. “Acho que para um cara como Charles, você precisa conseguir alguém como ele [Dariush]”, disse Felder. “A maneira como ele passou por Tony [Ferguson] foi impressionante. Acho que Beneil [é uma ameaça para Oliveira], ainda mais do que [Islam] Makhachev, só porque [Makhachev] vai tentar lutar com ele, e Charles ele tem um jeito de contornar esse tipo de troca.” Explicou.

“Não importa se você tem uma ótima defesa de quedas contra Charles Oliveira. Ele vai encontrar um caminho para suas costas. Vou jogar uma grande Ave Maria lá fora e dizer que minha escolha [para vencer Oliveira] é Beneil Dariush”. Insistiu Felder.

Durante sua sequência invicta de sete lutas, Dariush conquistou duas vitórias por finalização, além de dois nocautes de tirar o fôlego depois de derrotar Drakkar Klose e Scott Holtzman em performances consecutivas.

Por mais perigoso que Dariush permaneça no chão, Felder vê seu poder de finalização nos pés como mais uma chave em uma potencial luta com Oliveira.

“Com certeza ele pode nocautear [Oliveira]”, disse Felder. “Ele é canhoto, não tem medo de ficar em pé. Ele tem ótimos chutes e não tem medo de morder seu bocal quando as coisas ficam difíceis. Eu adoraria ver essa luta.” Completou.

Dariush vem pedindo uma luta contra Oliveira na maior parte do ano passado, especialmente depois que eles estavam programados para se encontrarem em 2020, mas o confronto desmoronou apenas algumas semanas após os contratos serem emitidos pelo UFC.

No momento, Dariush está visando um retorno à ação no final do verão após uma lesão no pé que o derrubou de uma luta contra Makhachev em fevereiro. Ainda não há informações sobre quem ele irá sortear assim que receber uma oportunidade novamente.