Conteúdo

Para diretor-técnico da Mercedes, novas regras da F1 causarão estragos em alguns projetos

25 de janeiro de 2022

(por Rafael Lima)
 

A preparação das equipes para a temporada 2022 da Fórmula 1 é um mistério devido às novas regras da categoria. Segundo o diretor-técnico da Mercedes, James Allison, a complexidade da “nova F1” causará estragos nos projetos de algumas equipes. “O livro de regras não apenas é enorme – os documentos são o dobro daqueles que vieram antes deles -, mas também são completamente diferentes do anterior”, disse Allison em vídeo divulgado pela própria Mercedes. 

“Eu imagino, dado que os carros são tão novos e diferentes, que uma ou duas equipes do grid vão errar gravemente e terão um ano doloroso. Imagino que todos nós, de alguma maneira, deixaremos de fazer alguma coisa que não conseguimos imaginar e vamos acabar olhando para outro carro e pensando ‘ei, por que não pensamos nisso?”, previu. “Então, vamos correr para tentar somar essa ideia ao nosso carro o mais rápido possível para melhorar qualquer que seja a posição que estaremos no começo do ano. Se formos sortudos o bastante de estarmos na frente, faremos para continuar atacar os lobos à espreita. Será uma corrida e tanto, definitivamente algo que manterá a todos nós sem dormir muito por toda a temporada”, afirmou o diretor.

Além disso, Allison abordou algumas alterações. “O nível das mudanças torna difícil antecipar a ordem de forças, mas é algo muito divertido de contemplar, porque nenhum de nós sabe exatamente. Uma das coisas que representa a essência do esporte é não saber se fizemos nosso melhor nível de trabalho. Digo sobre todos em nossa equipe e em todas as outras equipes”, disse ele. “Quando chegar a hora, teremos feito o melhor para encontrar um design e uma abordagem que case bem com o novo livro de regras. Todos descobriremos juntos, no começo da temporada e quando as corridas começarem, exatamente como as coisas estão”, concluiu.