Conteúdo

Panthers conquistam Trofeu dos Presidentes; Wild e Oilers garantem mando de gelo e mais da quinta-feira de NHL

29 de abril de 2022

(Por Diego Dias)

Nesta quinta-feira (28), penúltimo dia de temporada regular da National Hockey League, o Minnesota Wild assegurou a vice-liderança da divisão Central e terá a vantagem do mando de rink na primeira rodada dos playoffs diante do St Louis Blues. Mas a equipe tve que lutar bastante e mostrar poder de resposta na 2ª etapa, quando o Calgary Flames que abriu o placar logo nos primeiros minutos com Johnny Gaudreau antes de Jonas Brodin igualar as coisas em um power play.

Os canadenses tiveram mais chances a partir de então, mas Minnesota virou na última etapa com Frederik Gaudreau e obrigou os Flames a aumentarem a pressão. Até que Elias Lindholm marcou nos minutos finais e forçou o tempo extra. Foi quando brilhou o oportunismo de Kirill Kaprizov ao aproveitar o power play e anotar o tento da vitória do Wild com apenas 44 segundos de prorrogação.

Final: Calgary Flames 2 @ 3 Minnesota Wild (OT)


Outro que buscou uma virada na prorrogação para garantir mando foi o Edmonton Oilers, que começou muito mal o jogo e viu o San Jose Sharks abrir 2x0 em apenas 3 minutos de puck no gelo. Mas no 2º período a equipe conseguiu equilibrar o duelo e descontou com Ryan McLeod encerrando um power play, para depois Kailer Yamamoto deixar 2x2 o placar.

Os Sharks recuperaram a liderança nos instantes finais em power play encerrado por Scott Reedy, mas Derek Ryan novamente empatou na 3ª etapa, quando a partida ganhou em emoção. Nick Bonino fez o quarto de San Jose aos 10 minutos e no minuto seguinte Phillip Broberg respondeu para os Oilers, que trocaram chances com o adversário. No entanto, os goleiros mantiveram o placar sem vencedores ao fim dos 60 minutos.

Na prorrogação, após boa troca de passes, o disco sobrou para Zach Hyman disparar de primeira do círculo esquerdo para a grande vitória de Edmonton, que assim termina na vice-liderança da divisão do Pacífico e encara o Los Angeles Kings na primeira rodada dos playoffs.

Final: San Jose Sharks 4 @ 5 Edmonton Oilers (OT)


Já o Florida Panthers, talvez o grande favorito para a Stanley Cup, conquistou pela primeira vez em sua história o Trofeu dos Presidentes com uma goleada pra cima do Ottawa Senators na capital canadense, garantindo assim a melhor campanha geral. A equipe de Sunrise agora terá vantagem do mando de gelo em todas as fases da pós-temporada.

Os Panthers não tiveram problemas diante de um adversário já eliminado e tiraram o zero logo aos 6 minutos em troca de passes que achou Sam Reinhart na slot disparar sem chances para o goleiro Filip Gustavsson. O tento acabou esfriando o ritmo de Florida, que permitiu os Sens ficaram mais tempo com a posse do puck, mas sem muita efetividade.

Assim, o placar se definiu no 3º período, com Sam Bennett e Carter Verhaeghe ampliando num intervalo de 22 segundos. O mesmo Verhaeghe deu números finais concluíndo rápida transição dos Panthers.

Final: Florida Panthers 4 @ 0 Ottawa Senators


Com sua parte sendo feita, restou aos Panthers "secarem" o Colorado Avalanche para assegurar de vez o Presidents. Mas os campeões do trofeu na temporada passada queriam se manter na disputa pelo bi e em apenas 6 minutos de jogo já lideravam por 2x0 com tentos de Cale Makar e Arturi Lehkonen e depois fizeram 3x1 diante do Nashville Predators com Logan O'Connor depois que Matt Duchene havia descontado para os Preds.

O jogo ficou mais corrido depois que Ryan Johansen diminuiu para Nashville logo no começo do 2º terço. As duas equipes tiveram boas oportunidades, mas quem aproveitou foram os Avs com JT Compher anotando o quarto gol. Mas os Predators não se entregaram e fizeram 4x3 em power play aproveitado por Roman Josi antes de empatarem na etapa final em slap shot de Matthias Ekholm.

Nem o overtime estabeleceu um vencedor, precisando das cobranças de shootout. Duchene converteu sua cobrança no primeiro round e Colorado desperdiçou suas três cobranças, para alegria de Preds e Panthers. Como consolo, o pontinho somado levou o Avalanche aos 119 pontos e estabeleceu um novo recorde para a franquia.

Final: Nashville Predators 5 @ 4 Colorado Avalanche (SO)

Destaques da quinta-feira

Estrelas da rodada: Patrice Bergeron (3G, 1A), Jesperi Kotkaniemi (1G, 2A) e Linus Ullmark (shutout de 37SV).
Jogo da rodada: Oilers x Sharks
Jogada decisiva: gol de Zach Hyman no overtime para a vitória dos Oilers.
Sinal vermelho: Avalanche, que sofreu o 5º revés em 6 jogos.
Sinal amarelo: Capitals, que perderam pela 3ª vez em 4 jogos e já não dependem mais de si para chegar à 3ª colocação na divisão Metropolitana.
Sinal verde: Bruins, que somaram o 4º triunfo seguido e mantêm chances de evitar o Wild Card.

Outros resultados

Washington Capitals 1 @ 5 New York Islanders
Tampa Bay Lightning 2 @ 5 Columbus Blue Jackets
Los Angeles Kings 2 @ 3 Vancouver Canucks (OT)
Buffalo Sabres 0 @ 5 Boston Bruins
New Jersey Devils 3 @ 6 Carolina Hurricanes