Conteúdo

(por Leonardo Costa)

Durante os próximos dias, as franquias da MLB estarão envolvidas em negociações com jogadores agentes-livres. São atletas que viram seus contratos expirarem ou, por decisão do clube e até do próprio atleta, estão livres no mercado.

Alguns nomes são bem conhecidos do público, e nós da Playmaker Brasil criamos uma lista com os 10 principais jogadores livres.

 

1 - George Springer (OF) - Houston Astros

Um dos principais nomes da atual geração dos Astros, Springer está com a franquia desde que foi draftado em 2011. Houston já perdeu Gerrit Cole para a agência-livre na temporada passada e talvez não queira que o mesmo passe com Springer. O jogador vem de um 2020 com .265 no bastão, 32 RBI's e 14 HR's, e deve receber inúmeras propostas de contrato. Aos 30 anos, Spinger deve estar vislumbrando seu últimos grande contrato da carreira.

 

2 - J.T Realmuto (C) - Philadelphia Phillies

Os Phillies não conseguiram chegar a uma extensão com Realmuto antes que o jogador se tornasse livre. Dessa forma, o cotizado catcher está pronto a ouvir propostas de outras equipes, e interessados não devem faltar. Realmuto foi um dos jogadores mais consistentes da posição nas duas últimas temporadas, e o NY Mets surge como o favorito a assinar com o atleta de 29 anos, algo que não deve custar nada barato.

 

3 - Justin Turner (3B) - Los Angeles Dodgers

Um dos jogadores mais emblemáticos do atual elenco dos Dodgers, o barba ruiva Justin Turner se converteu em peça-fundamental para os atuais campeões. Prestes a completar 36 anos, é esperado que Los Angeles o retenha por mais algum tempo, mas mesmo com idade avançada, inúmeras equipes devem estar de olho no 3B, ainda mais após um 2020 com .307 de AVG.

 

4 - Trevor Bauer (P) - Cincinnati Reds

Um dos favoritos a levar o prêmio de Cy Young pela Liga Nacional, o pitcher tem uma fila de interessados em contar com seus serviços após uma temporada magistral pelos Reds. A franquia de Cincinnati já demonstrou sinais que quer continuar com o jogador no elenco, mas a concorrência deve ser pesada, o que deve elevar o valor do contrato de Bauer. Em tempo, o pitcher fez uma série de vlogs em seu canal no youtube e é uma excelente maneira de ver um pouco dos bastidores da MLB.

 

5 - DJ LeMahieu (INF) - New York Yankees

Uma das maiores incógnitas dos Yankees para a próxima temporada é sobre o acerto, ou não, com DJ LeMahieu. O jogador foi líder da liga em AVG com .364, além de liderar a Liga Americana em porcentagem de chegar em bases. Aos 32 anos, tem um OPS de .922 e 36 HR's em 195 partidas nas suas duas temporadas com os Yankees. Seu passe está valorizado.

 

6 - Marcell Ozuna (RD) - Atlanta Braves

Ao deixar os Cardinals no final de 2019, Ozuna preferiu assinar com os Braves por apenas um ano, confiando que uma boa temporada poderia valorizá-lo ainda mais. E ele acertou em cheio. Liderou a Liga Nacional em HR's, com 18, e em RBI, com 56. Atlanta já demonstrou interesse em seguir com ele, ainda mais se a regra de rebatedor designado seguir para 2021.

 

7 - Yadier Molina - (C) - St. Louis Cardinals

Um dos grandes ídolos dos Cardinals, Yadier Molina, de 38 anos, expressou sua vontade de jogar ao menos mais duas temporadas. É difícil imaginar que o catcher jogue em outro lugar que não seja St. Louis, mas caso a franquia não demonstre a intenção de cumprir com a pedida de Molina, é possível que o jogador encontre outra equipe. Qualidade não falta.

 

8 - Nelsón Cruz - (RD) - Minnesota Twins

Outro nome que fez uma grande temporada e tem como trunfo atuar na posição de rebatedor designado, Nelsón Cruz ainda mostrou que tenha lenha para queimar mesmo aos 39 anos. Rebateu acima de .300 e vem de dois anos excelentes por Minnesota. Dificilmente alguma equipe invista mais do que uma temporada em seus serviços, mas pelo que demonstrou recentemente, pode ser uma aposta válida, apesar da idade.

 

9 - J.D Martínez - (RD) - Boston Red Sox

Martínez exerceu a cláusula que tinha em seu contrato em optou por provar a agência-livre. Campeão e destaque com o Red Sox em 2018, o jogador vem perdendo o fôlego a cada temporada e crê que uma mudança de ares pode trazer de volta um dos rebatedores mais calibrados dos últimos anos. Com 33 anos ainda tem muito mercado na liga, resta saber qual sua pedida.

 

10 - Charlie Morton - (P) - Tampa Bay Rays

Veterano de 36 anos e desde 2019 nos Rays, Morton já deu indícios que quer seguir em Tampa Bay e até mesmo encerrar a sua carreira pela franquia. Vem de uma grande temporada pelos atuais campeões da Liga Americana, porém, seu salário de US$ 15 milhões, ainda que seja aceitável para um pitcher de sua qualidade, pode ser um empecilho para uma equipe de mercado pequeno como os Rays.