Os melhores bullpens da temporada 2020 da MLB
(por Leonardo Costa)
Recentemente publicamos um texto sobre as melhores rotações da atual MLB. Hoje chegou a vez de falar sobre quem possui o melhor bullpen.
Para quem não é familiarizado com o beisebol, tratamos de bullpen aqueles jogadores que entram para arremessar no decorrer da partida, substituindo o abridor. Em geral, as equipes possuem em seu bullpen os jogadores considerados preparadores, e o fechador, chamado de closer.
Como os nomes nos fazem imaginar, os preparadores são os responsáveis por preparar a partida para que, nos dois últimos innings, e até mesmo somente no inning final, o closer possa fechar a partida e trazer a vitória para sua equipe.
Agora que já nos localizamos acerca do termo bullpen, vamos para os melhores da liga.
1 - New York Yankees
Closer: Aroldis Chapman
Preparadores: Zack Britton, Adam Ottavino, Tommy Kahnle, Chad Green
Não foi muito difícil de escolher o bullpen dos Yankees na primeira posição. O cubano Chapman já não tem o mesmo poder no lançamento, mas segue sendo fatal em sua combinação de slider e retas. Ottavino, Britton também são muito confiáveis e, ao lado do closer, estiveram entre os melhores da liga na temporada passada em EFE+ (efetividade ajustada).
Outros nomes, como Kahnle e Green também aportam qualidade, e ainda tem jogadores que chamam atenção, como Jonathan Loáisiga e Luis Cessa. Em termos de bullpen, a equipe está muito bem servida.
2 - San Diego Padres
Closer: Kirby Yates
Preparadores: Emilio Pagán, Drew Pomeranz, Crag Stammen
As chegadas de Pagán e Pomeranz dão opções ainda mais qualificadas para o bullpen dos Padres nesta temporada. Sem falar que já contam com Yates, um dos melhores closers de 2019, com EFE de 1.19, EFE+ de 358, 41 jogos salvos e 0.89 de WHIP em 60,2 entradas arremessadas.
O trio por si só já é o suficiente para San Diego estar nessa posição, mas além outros jogadores como Stammen e José Castillo, a base está repleta de braços que podem reforçar ainda mais o bullpen.
3 - Milwaukee Brewers
Closer: Josh Harder
Preparadores: Brent Suter, David Phelps, Corey Knebel
Vencedor por duas vezes do prêmio de relevista do ano, Harder é o termômetro desse bullpen. Por mais que tenha concedido mais HR's na última temporada, conseguiu a façanha de eliminar três rebatedores em 23 partidas, mostrando sua potência e todo seu valor.
Phelps chegou na temporada morta após um bom retorno da cirurgia de Tommy John. O dominicano Freddy Peralta também agrega ao bullpen, enquanto Suter ainda precisa de sequência para total recuperação de cirurgia, o mesmo vale para Knebel.
4 - Tampa Bay Rays
Closer: Nick Anderson
Preparadores: Diego Castillo, José Alvarado, Colin Poche
Ainda que os Rays tenham perdido Pagán, mantiveram a maior parte de um bullpen que brilhou na segunda metade da temporada passada. Anderson chegou dos Marlins no meio do campeonato e logo já mostrou todo seu valor.
Castillo também cresceu na reta final, assim como Poche. Não podemos esquecer de Oliver Drake, um canhoto que tem um formidável arsenal de arremessos. Curiosa equipe que apareceu em nossa lista de melhores rotações e agora marca lugar nos melhores bullpens.
5 - Minnesota Twins
Closer: Taylor Rogers
Preparadores: Trevor Mya, Tyler Duffey, Tyler Clippard
Fechando a nossa lista está o bullpen dos Twins, que evoluiu muito em 2019 e se transformou em uma fortaleza na equipe no final do campeonato. O canhoto Rogers assumiu o rol de closer com alta dose de eliminações e swings no vazio.
May e Duffey passaram de abridores ocasionais a participantes fixos do bullpen, o que se mostrou uma decisão mais que acertada. Somem o nome do experiente Sergio Romo e de Clippard para justificar o bullpen de Minnesota fazer parte da nossa lista.